Este foi mais um projeto de grande sucesso que até converteu-se num kit vendido pela editora. Publicado na edição 81 de maior de 1979 da Revista Saber Eletrônica, este tacômetro atendia a tecnologia dos carros da época que ainda eram em sua maioria dotados de platinados. Veja neste artigo a história desse projeto.

 


 

 

O artigo foi um sucesso, com o projeto ocupando toda a capa da revista. Naquela época, ter um instrumento eletrônico como um tacômetro no painel do carro, era um privilégio de poucos.

Assim, a montagem do circuito e o entendimento de sua tecnologia foram logo focados pelos leitores que saíram atrás do kit ou do material para a montagem. Evidentemente o kit tinha a vantagem de ter a caixa especial criada para sua montagem.

O circuito se baseava no recém-lançado circuito integrado UAA170 da Icotron, uma empresa da Siemens no Brasil, e que fez uma parceria para desenvolvêssemos projetos que o utilizassem.

De fato, criamos na época diversos projetos usando esse Bargraph ou indicador de LED de barras móvel.

A montagem era bastante engenhosa com 3 placas de circuito impresso empilhadas e instaladas na apertada caixinha conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – A montagem
Figura 1 – A montagem | Clique na imagem para ampliar |

 

A etapa de entrada do platinado para o indicador era simples, baseado no circuito integrado 555.

Hoje, este é um projeto que não atrai muito os leitores, a não ser os que restauram e usam carros antigos. Isso porque o tacômetro já é um instrumento de linha no painel de todos os carros modernos.

Mas, certamente por ser novidade e muito interessante o artigo e o kit fizeram sucesso. Se você quiser dar uma olhada no projeto completo, acesse Conta Giros Para o Carro (ART2700).