Na edição 61 da Revista Saber Eletrônica de agosto de 1977 publicamos um artigo que descrevia um interessante projeto nosso. Era um pequeno megafone, é claro com um desempenho que não chegava a ser profissional, mas que fez sucesso. Publicamos um megafone que foi anunciado na capa da revista. Neste artigo contaremos história desse projeto.

 

Megafone
Megafone

 

Hoje contamos com circuitos deste tipo com baterias compactas, mas conforme ser visto pela capa da revista, a bateria deveria ser carregada a tiracolo juntamente com o circuito amplificador.

Nos megafones da época, os microfones usados eram de carvão, pelo seu rendimento apesar de não terem boa qualidade de som. Optamos por um microfone piezoelétrico que era mais fácil de encontrar.

O amplificador era de 4 transistores, sendo os de saída tipos de potência comuns na época e até hoje. Na verdade, trata-se de circuito que pode ser montado até hoje.

Como se tratava de montagem para makers menos experientes optamos pelo uso de uma ponte de terminais, mas também fornecemos o desenho da montagem em placa de circuito impresso.

Hoje o circuito poderia ser usado como um sistema de aviso com o microfone remoto.

Não tivemos problemas de montagem com os leitores, a não ser o caso de que alguns esperavam mais do projeto. No entanto, ficou claro que a potência não seria a mesma de um circuito comercial. Demos a opção de se fazer a montagem com um circuito amplificador mais potente, alimentado por 12 V.

Como as pilhas eram caras (como ainda são) e as baterias de 12 V do tipo compacto eram pouco comuns, certamente poucos aceitaram a sugestão.