Esta dúvida já foi explorada em alguns artigos nossos e mesmo em nosso curso de eletrônica. Impedância não é resistência, e muitos ainda fazem enormes confusões, principalmente quando vão testar componentes indutivos. Meu amigo e colaborador Yoji Konda da Keletron, por exemplo, me falou do problema que tem encontrado para explicar aos seus clientes e amigos a diferença entre resistência e impedância e porque não podemos usar um multímetro comum para verificar a impedância do enrolamento de um transformador. Assim, com sua permissão reproduzimos o Email que ele nos enviou e o complementamos com a nossa explicação.

Começamos por reproduzir parte do texto do próprio E-mail de nosso colaborador:

Algumas instalações de sonorização quando queimam o amplificador, os proprietários ou os “tecnicos” ao examinar as causas, passam a “MEDIR A IMPEDÂNCIA DE ENTRADA DO TRANSFORMADOR TRONCO COM UM OHMIMETRO” e encontram valores muito baixos nos enrolamentos, indicando que estão em curto.

Por exemplo:

Transformador tronco S2/1KV2= 1200W @ 8Z

 

Voltage (V) = 97,97958971

Amperage (I) 12,24744871

 

Impedância: 1200W/12,24 A= 8 ohms

Outro exemplo:

Transformador S2/100= 100W x 8Z

 

 

Voltage (V) = 28,28427124

Amperage (I) = 3,535533905

 

28.28V/3,53 A= 8Z

Isto é obvio para nós, mas não para muitos, que não sabem a diferença de 8 ohm R com 8 ohm Z.

Também não sabem que um ohmímetro não mede impedâncias (Z)

 

Os transformadores :

S2/1KV2 são calculados para receber nos terminais de 8 ohm (z) a tensão de 97,97V e corrente de 12,24 A= 97,97/12,24 A. Usando fio 12AWG

S2/100 são calculados para receber nos terminais de 8 ohm (z) a tensão de 28,28V e corrente de 3,53A= 28,28/3,53 A= 8Z. usando fio 19AWG

Tentamos explicar que o os transformadores testados isoladamente na bancada não tem:

 

Potência própria.

Apenas são calculados para recebera energia aplicada. Esta sim tem a potência: V x A = W

Os transformadores testados isoladamente na bancada não tem

 

Tensão própria.

Apenas são calculados para recebera tensão aplicada.

Os transformadores testados isoladamente na bancada não tem

 

Amperagem própria.

Apenas são calculados para recebera energia aplicada. Esta sim tem corrente (A)

Os transformadores testadas isoladamente na bancada não tem:

 

IMPEDÂNCIA PRÓPRIA

Apenas são calculados para recebera energia aplicada: V/A=Z

Portanto medir a impedância que não existe de um transformador pelos leigos é ainda bastante comum.

Porque ocorre isso:

As pessoas estão acostumadas a medir a impedância de alto-falantes com um ohmímetro.

Geralmente os alto-falantes possuem uma resistividade de enrolamento bem próxima da impedância marcada,

Em alto-falantes grandes e de boa marca um alto-falante de 8 ohm de IMPEDÂNCIA (Z) a resistividade do enrolamento pode chegar a 20% menos, enquanto um alto-falante médio tem entre 5 a 10% menor.

O ideal seria se não houvesse resistividade em enrolamentos, tantos em transformadores como em alto-falantes. A razão dos alto-falantes terem resistividades altas, está na “janela” estreita e o baixo peso necessário para o movimento rápido do cone

Essas pequenas diferenças podem até serem úteis para identificado alto-falante de 4 e de 8Z. Porém, um transformador de áudio de potência tem uma dimensão de janela de enrolamento suficiente para passar fios grossos para reduzir a resistividade,

Poe exemplo o enrolamento de uma transformador com entrada de 8Z de 1200W usa fio 12 AWG e de 100W, 19AWG o que permite uma baixa resistividade ótima inferior a 1 ohm (R). Esta resistividade baixa é confundida com transformador em “curto”.

Um transformador é um elemento de transferência e seu funcionamento é baseado em indutância e não em resistência como alega os leigos.

Tento explicar esses fatos, mas uma parte, principalmente constituídos de leigos em Lei de Ohm, não tem condições de discutir o assunto e eles pedem uma segunda opinião, também apara leigo, mas que se julga “técnico” e também afirma que impedância de alto-falante é medida com ohmímetro.

A minha solicitação é para que escreva um artigo baseado neste assunto. Isso será usado como uma segunda opinião, pois poucos me conhecem como projetista e fabricante de transformadores. A maioria pensa que sou meramente um comerciante que vende transformadores.

O Sr. é a única pessoa de credibilidade que conheço, como professor de eletrônica que tem conceito nacional e internacional para fazer tal artigo.

Este artigo também será de muita valia para seu leitores.

 

Minha palavra

Realmente nosso colaborador está com a razão. Impedância não é resistência. Vamos explicar melhor.

Quando falamos em resistência, nos referimos à resistência ôhmica, ou seja, a oposição que um circuito apresenta à circulação de uma corrente contínua.

Por outro lado, a oposição ou resistência que um circuito apresenta a circulação de uma corrente alternada recebe o nome de impedância. Como também é uma oposição à passagem de uma corrente ela também é medida em ohms. Trata-se de uma relação V/I com a diferença de que nesse caso a tensão e a corrente são alternada. Assim, também adota-se como unidade de medida o ohm que em alguns casos é diferenciada pela letra Z. Assim, podemos ter 8R para uma resistência ôhmica ou 8Z para uma impedância.

É óbvio que se tivermos um componente que não tenha indutância ou capacitância alguma, tanto a impedância como a resistência apresentarão os mesmos valores. No entanto não é isso que ocorre na prática.

Quando medimos a resistência do enrolamento de um transformador ou de um alto-falante a medida está sendo feita com corrente contínua. Desta forma, mede-se a resistência ôhmica que não leva em conta qualquer propriedade que o circuito apresente em relação à corrente alternada.

Se o componente for indutivo, por exemplo, um transformador ou um alto-falante suas características num circuito não são medidas. E, esses componentes possuem características importantes para operação num circuito de corrente alternada, ou seja, uma impedância.

Para muitos componentes a impedância que se especifica tem uma frequência fixa, por exemplo,1 kHz para alto-falantes.

Evidentemente se medirmos a corrente que passa num resistor de 1 ohms quando aplicamos 1 V ela será 1 A, mas num indutor que tenha uma resistência ôhmica de1 ohms e uma indutância respeitável, a corrente será muito menor. A relação tensão/corrente resultará então num número maior: a impedância.

Assim, testar transformadores e alto-falantes com o multímetro na escala de resistência não revela nada sobre sua impedância. Yoji Konda tem toda a razão.

E mais, muitos que tentam dar opiniões sobre o assunto não são técnicos. Nada melhor do ouvir quem sabe, quem está há muitos anos no ramo como Yoji Konda.