Um dos problemas que observamos em nossos tempos é a desistência cada vez maior dos estudantes dos cursos técnicos e de engenharia pelos problemas que encontram matemática. Muitos até nos perguntam por que devem estudar matemática e os professores nos perguntam o que devem fazer para evitar isso. Temos a nossa opinião sobre o assunto.

ART2087S

 


 

 

Não discutimos o fato de que a matemática é absolutamente indispensável ao exercício de qualquer atividade tecnológica. A matemática é uma ferramenta e como tal todo profissional deve saber manuseá-la para chegar ao que deseja.

Da mesma forma que um profissional deve saber como usar uma chave de fendas, um soldador ou um multímetro deve saber usar fórmulas para calcular valores de componentes ou condições de funcionamento de um circuito.

No entanto, em nosso país (e alguns outros) alguns problemas ocorrem que impedem que a matemática tenha o devido tratamento quando estudada e isso leva a uma aversão dos estudantes e consequente desistência quando eles chegam aos cursos de níveis mais altos.

A matemática em nossas escolas é tratada como algo que deve ser decorado e não entendido e aplicado. Isso dificulta o aprendizado, principalmente dos estudantes que possuem uma mante analítica, pois decorar sem saber para que serve traz dificuldades enormes.

Isso significa que a matemática se torna “chata” sendo, em qualquer pesquisa a disciplina mais odiada. Basta uma escola ter um professor quer mude a abordagem e trate a matemática de uma forma mais prática para que os alunos a vejam de forma diferente.

Durante anos demos aulas em cursinhos preparatórios ao vestibular onde encontramos professores, que ornando a matemática agradável, faziam o impossível que era tornar a matemática agradável.

Unir a teoria com a prática seria então uma tarefa importante para mudar a abordagem e, portanto, conseguir dar o devido o valor a essa ciência levando os alunos a chegar aos níveis mais altos com uma base um pouco diferente.

Associando a matemática a aplicações práticas seria possível diminuir em muito as desistências que hoje ocorrem nos níveis superiores e levar os alunos a gostar de uma das mais maravilhosas ciências que existem.

Mostrem não apenas que a matemática é ferramentas, mas onde e como usá-la na prática.

Como diria Newton: dê-me a posição de todas as partículas do universo agora e eu consigo prever tudo que vai acontecer em qualquer instante no futuro em qualquer parte desse universo.