Na revista Saber Eletrônica 77 de janeiro de 1979, publicamos um controle de tom com preamplificador que fez bastante sucesso na época. Eram tempos em que muito som era curtido pelos leitores que adoravam montar projetos deste tipo. Neste artigo contamos um pouco da história desse projeto.

 


 

 

O circuito era bastante simples destinando-se aos leitores que montavam seus próprios amplificadores de áudio precisando agregar uma etapa de preamplificação e um controle de tom.

Decidimos por este artigo pela sua simplicidade e baixo custo. Usava apenas um transistor de uso geral e podia ser alimentado por diversas tensões. Isso permita que a própria fonte do amplificador fosse usada na sua alimentação.

O artigo, como sempre, dava as versões em placa de circuito impresso, mas também a versão em ponte de terminais para os leitores dotados de menos recursos.

Na verdade, recomendávamos que a versão em ponte tivesse fios muito curtos para se evitar a captação de ruídos, mas isso era inevitável nesse caso e muitas queixas de leitores apareceram com a recomendação nossa de montar o circuito em caixa metálica para servir de blindagem.

Naquela época batalhávamos com os montadores menos habilidosos que faziam montagens bastante “bagunçadas” que eventualmente não funcionavam quando se tratava de um circuito mais crítico.

O circuito ainda pode ser montado em nossos dias. Acesse Controle de Tom com Pré Amplificador (ART2729) para ter o projeto completo, mas cuidado. Não faça a montagem em ponte como está no desenho. Procure fazer uma montagem mais compacta. Hoje temos o recurso da matriz de contatos, que não existia na época.