Este artigo saiu na Revista Saber Eletrônica 48 de junho de 1976. Estava ainda no começo, mas já delineávamos que tipo de artigos deveríamos publicar. Essa montagem prática, atraente para nossos leitores se baseava num componente que podia ser considerado novidade para muitos, o LDR. Assim, elaboramos o projeto sem muita dificuldade para levá-lo aos nossos leitores.

 


 

 

Os LDRs ainda eram componentes pouco explorados, o que exigiu da nossa parte uma explicação mais detalhada de seu princípio de funcionamento e uso. Isso agradava aos iniciantes que estavam sempre desejando aprender algo de novo.

É claro que o conselho editorial nem sempre aprovava isso, pois dava à publicação um aspecto muito de iniciantes e o foco de alguns, visando a publicidade de indústrias era mais profissional. Mas, o fato é que esse tipo de artigo vendia a revista.

Pelo uso do SCR, o projeto se destinava apenas ao controle de lâmpadas incandescentes, que eram dominantes no mercado e nas aplicações.

A montagem, para facilitar os leitores foi feita em ponte de terminais. Veja que havia perigo de curtos perigosos nesse tipo de montagem, o que certamente deve ter ocorrido com alguns montadores.

Não sabemos quantos, invertendo um diodo da ponte ou deixando encostar um no outro, terminais de componentes críticos se surpreenderam pelo estouro e queima de fusíveis em suas casas.

Mas, se bem montado funcionava e certamente agradou os leitores. - Interruptor crepuscular (ART4890)