Depois do enorme sucesso do lançamento do TV Jogo Eletron, publicado na Revista Saber Eletrônica 74 de outubro de 1978, tivemos a necessidade de complementar o artigo, pois nele era descrito um jogo que necessitava de uma arma. A descrição dessa arma, também disponível na forma de kit, apareceu então na edição 76 de dezembro de 1978. É dela que falamos neste artigo.

 


 

 

Conforme explicado no artigo que descrevia a montagem do TV Jogo Elétron (AM051), dois recursos interessantes exigiam o uso de um joystick em forma de arma. Era o tiro ao alvo e o tiro ao pombo. Na ocasião foi prometido o artigo que descrevia a montagem da arma (que também era vendida em kit).

A chamada de capa da edição 76 mostrava o kit e nela havia o artigo completo que você pode ver em TV Arma (ART2731).

A arma tinha um princípio de funcionamento simples. Ela continha um circuito com fototransistor sensor que focalizava através de uma lente uma pequena área da tela da TV em que a imagem do jogo era reproduzida.

Na figura 1 temos o princípio de funcionamento.

 

Figura 1 – Princípio de funcionamento
Figura 1 – Princípio de funcionamento

 

 

Quando o sensor detectava a passagem do ponto preto, se o atirador apertasse o gatilho, um circuito de coincidência enviava um pulso que então era registrado como acerto do alvo.

O problema principal da montagem estava no ajuste do foco da lente para detectar apenas a pequena área preta da tela.

O interessante da época, e que fez sucesso é que o circuito da arma também poderia ser usado um sistema de luzes sequenciais imitando o alvo.

Se bem que a descrição da montagem foi muito bem detalhada, não era o que podemos dizer um projeto sem pontos críticos e assim, nosso departamento de consultas teve muito trabalho na época.