Este interessante artigo, que foi transformador num ki e vendido com grande sucesso, foi publicado na Revista Saber Eletrônica 88 de junho de 1979. Aparelhos ligados ao som era sempre procurados na época e a possibilidade de se montar um fez sucesso entre nossos leitores.

 


 

 

Nossa preocupação principal na época era levar aos leitores projetos que eles pudessem montar com facilidade, mesmo não tendo grade experiência eletrônica. Assim, nosso foco era em projetos simples, preferivelmente com componentes que pudessem ser obtidos a baixo custo em casas de material eletrônico mesmo dos centros afastados.

Assim, deixando de lado a possibilidade de se utilizar circuitos integrados de difícil obtenção na época, optamos pelo uso de transistores.

Assim era um circuito de fácil entendimento no seu funcionamento, o que agradava os montados menos experientes e não tinha pontos críticos.

O uso de potenciômetros deslizantes, ainda uma novidade na época, dava ao aparelho um aspecto profissional, que agradou muito conforme vocês podem ver pela foto de capa da revista. As duas placas de circuito impresso possibilitavam a montagem direta dos potenciômetros que ficavam no painel.

O artigo pode ser acessado no site em Áudio Equalizador (ART2695).

A curiosidade está no fato de que acessórios de som como filtros para alto-falantes, amplificadores adicionais, efeitos de luz eram muito apreciados por leitores que desejavam incrementar o som do carro.

Assim, não apenas foram vendidos muitos kits para som doméstico e possuidores de conjuntos musicais, como também por leitores que desejavam usar o aparelho no carro.

Na figura 1 temos o anúncio que foi publicado na época para a venda do kit.

 

Figura 1 – Anúncio do kit
Figura 1 – Anúncio do kit