Clamp Meter, alicate amperométrico ou pinça amperimétrica, como quer que o chamemos, é um instrumento indispensável para quem quer que trabalhe com eletricidade ou eletrônica. Neste artigo vamos tratar de um instrumento específico que recomendamos aos nossos leitores por seu custo acessível e pelo que pode trazer de benefícios para seu trabalho.

Destacamos neste artigo o Alicate Amperímetro Multicomp Pro MP760606 que além de medir correntes em diversas faixas, também possui diversos outros recursos, que não encontramos em instrumentos equivalentes, o que o torna um multi-instrumento.

De fato, ele também funciona como um frequencímetro para a medida das tensões induzidas, mede capacitâncias, temperaturas, tensões (true RMS) e resistências.

Além dessas funções, destacamos a detecção NCV (Detecção de tensão sem contato) e teste de diodos

 

A Newark é representante exclusiva dos produtos da Multicomp. Você poderá adquirir este alicate através da LaTeRe, representante Newark no Brasil.

 

Levando em conta em que em nossos dias, a medida fácil de correntes intensas não é apenas uma necessidade do profissional da eletricidade e automação, mas de todos, pois cada vez a mais a eletrônica de potência está presente em todas as aplicações, trata-se de um instrumento indispensável.

Na figura 1 temos o seu aspecto, destacando-se o display de 4 dígitos, a chave seletoras de funções e os jaques para os plugues de medição. Nesses plugues são inseridas as pontas de prova para as medições por contato.

 

Figura 1 – O aparelho – pontas de prova e ponta termométrica
Figura 1 – O aparelho – pontas de prova e ponta termométrica

 

 

Em especial destacamos a função NCV que permite saber se um cabo está ou não energizado sem a necessidade de contato ou mesmo do uso do alicate. O botão se seleção permite escolher a sensibilidade, se estamos detectando tensão num cabo de alta ou baixa tensão acima de 24 V ou de alta tensão, acima de 74 V. Neste caso, um LED indicador piscará na presença de tensão e haverá a emissão de um sinal sonoro, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – A função indicadora de tensão por aproximação
Figura 2 – A função indicadora de tensão por aproximação

 

 

Para a medida de temperatura, o instrumento conta com uma ponta especial em que o elemento sensor de baixa capacidade térmica possibilita a realização de medidas rápidas por contato. Na figura 3 temos o modo de se usar o instrumento, com a chave seletora na posição correta.

 

Figura 3 – As medidas de temperatura
Figura 3 – As medidas de temperatura

 

 

Basta encaixar as pontas de prova nos jaques correspondentes e imediatamente já teremos a indicação da temperatura ambiente. As faixas de indicação permitem ler temperaturas de -40º C 100º C.

Vejam que em nossos dias, a possibilidade de se verificar o aquecimento de componentes específicos numa placa consiste numa forma de diagnostico importante e esse instrumento oferece essa possibilidade.

Completamos nosso artigo com seus destaques, informações sobre o produto e sua compliance com RoHS.:

 

Destaques:

Medidas True RMS

Detecção a Audio visual de tensão por aproximação (NCV)

Faixa de frequências de alta tensão: 10Hz - 10KHz

Contagem máxima do display 4000

Auto range

Dimensões do display - 28mm

Teste de continuidade

Medida de resistências

Teste de diodos

Medidas de capacitâncias

Modos MAX/MIN

Modo Relative

Função de Manuseio de Dados

Indicação de bateria baixa

Auto power off

1.5V battery (AAA x2)

Peso - 248g

Dimensões - 215mm x 63mm x 36mm

 

Informações do produto:

- Funções do multímetro digital – Corrente AC, Tensão AC/DC, Capacitância, Continuidade, Teste de diodos, Resistencia, Temperatura

- Corrente máxima AC – 400 A

- Tensão AC máxima – 600 V

-Tensão DC máxima – 600 V

- Faixa de resistências – 400 ohms a 40 M ohms

- Faixas de capacitâncias – 4 nF a 4 000 uF

- Faixa de temperaturas - - 400ºC a 1 000oC

- Tipo de resposta – True RMS

- Modo de seleção de faixas – Automático/Manual

- Abertura do display – 28 mm

E, se você está interessado, informamos que ele está disponível no Brasil para entrega rápida a um preço bastante acessível. Veja no link.

 

Link para mais detalhes:

https://www.newark.com/multicomp-pro/mp760606/clamp-multimeter-4000-count-400a/dp/13AJ0604