Também citado com o nome de circuito de pânico em outros artigos, este foi, sem dúvida alguma, um dos grandes sucessos nossos, tendo sido incluído em nosso livro nos Estados Unidos, Bionics for the Evil Genius que foi traduzido também para o chinês. Neste artigo falo um pouco deste projeto que marcou época.

 


 

 

Quando expliquei a minha ideia de montar e fazer um artigo relatando um projeto que provocaria pânico nas pessoas, a preocupação do conselho editorial foi imediata.

É claro que tive de explicar tudo de maneira convincente para que minha ideia pudesse ser aprovada e eu pudesse trabalhar no projeto, começando pela montagem do protótipo, é claro.

Explique que o circuito simplesmente gerava um ruído estridente que, pelo efeito do batimento e o efeito brontofônico provocaria uma desorientação nas pessoas. É claro que deveríamos alertar sobre o uso, limitando sua aplicação num sistema anti-roubos ou para afastar intrusos.

O circuito se baseava no modo como ouvimos os sons, com uma explicação detalhada da operação de nosso sistema auditivo.

 

Figura 1 – Ilustração do artigo (ART2319)
Figura 1 – Ilustração do artigo (ART2319)

 

 

O circuito fez tanto sucesso, principalmente na versão americana, que o Discovery Channel explorou o seu uso num dos seus programas, o Caçadores de Mitos.

 

Criamos então dois osciladores modulados de alta frequência que provocavam um efeito dinâmico de batimento que se refletia no modo como o nosso ouvido os recebia. O efeito era desagradável e submetido a esse som por algum tempo, qualquer um entrava em pânico.

Temos até hoje o nosso protótipo, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Foto do protótipo ao lado de revista atual (2021), para comprovar que o temos ainda
Figura 2 – Foto do protótipo ao lado de revista atual (2021), para comprovar que o temos ainda

 

 

O projeto ainda pode ser montado pois usa componentes absolutamente atuais. Empregamos um circuito 4093 para gerar os sons modulados e dois transistores MOSFET de potência para amplificar o sinal e aplicar em dois tweeters.

Tivemos duas versões do artigo. Uma (ART2319) com MOSFETs de potência e uma versão da revista original com Darlington de Potência BDX33 que hoje já não é tão comum.

Os tweeter eram tipo miniatura que ainda podem ser obtidos hoje. A potência era grande, da ordem de uns 10 W por canal o que exigia uma boa fonte.

Veja no vídeo VAM063 mais sobre este projeto que marcou época, e também nos artigos originais.

 

 

Links:

Circuito de Pânico (ART2319)

Circuito de Som Brontofônico (ART3970)

O Misterioso Som Brontofônico (ART3969)

Barulhos no Céu (MA146)

Ataques Sônicos – Como ocorrem e quais são seus efeitos (ART3906)