Este interessante projeto foi publicado na Revista Eletrônica Total 7 de 1989. Era um circuito diferente que aproveitava a alteração da reatância de uma bobina pela aproximação de um imã. Fez sucesso pela simplicidade e pelas aplicações possíveis.

 


 

 

Em artigo recente falamos dos amplificadores magnéticos. Na época não havíamos tratado do assunto quer seja em artigos ou usando em projetos, mas foi o começo.

De fato, a ideia de um controle de um circuito pela aproximação de um imã sem o uso de reed switches nos pareceu atraente e então trabalhamos no projeto.

Fizemos então um circuito que disparava um relé quando um pequeno ímã tocava num bastão de ferrite que era posicionado no interior de uma bobina, conforme mostra a montagem em ponte dada no artigo.

 

Figura 1 – O funcionamento e a montagem.
Figura 1 – O funcionamento e a montagem.

 

 

O único componente ativo era o SCR, o que torna o projeto ainda hoje fácil de montar.

Quando o ímã tocava no núcleo a impedância da bobina alterava o suficiente para provocar o disparo do SCR e com isso a energização do relé. Uma ideia que pode ser mais bem entendida no artigo original Chave Magnética Sensível (ART1717), e também no nosso artigo que trata Os amplificadores magnéticos (ART4654), bem recente (2021).

O fato é que o artigo também tinha uma finalidade didática que pode ser aproveitada ainda em nossos dias. Veja mais no vídeo abaixo

 

.