Eu sou Raul Júnior, idealizador do Projeto Raulaser. O projeto que tem como finalidade principal o estímulo do ensino da Robótica Educacional no Brasil.

 

Nota: artigo publicado na revista Revista Mecatrônica Jovem - Edição 6 - Energias Alternativas de junho de 2022.

 

Como apaixonado por heróis e histórias em quadrinhos, criei juntamente com minha filha uma família de personagens que nos ajudarão nessa jornada; são eles: Raulaser, Gata e o terrível Curto-Circuito.

Tenho mais três personagens em fase de desenvolvimento, logo serão apresentados e estão ficando incríveis.

Acredito que o conhecimento pode transformar realidades. E, acredite em mim, quem optar por uma carreira nas áreas de tecnologia, precisará estudar para sempre, pois a evolução é crescente, cada vez mais rápida e é mais que preciso estar atualizado.

Existem muitas formas para aprender e se desenvolver. Posso citar como exemplo rápido: uma aula teórica bem elaborada, uma aula prática que transmita vivência real, um filme, um vídeo, um livro, uma matéria de revista, uma conversa, uma “ live”... Aproveito para deixar o convite para você acompanhar as “lives” do "Clube Mecatrônica Jovem", toda quarta-feira às 20 horas no canal "Instituto Newton C Braga" no Youtube.

Para variar um pouco, durante a minha pesquisa assisti um filme muito interessante que se chama "A Batalha das Correntes". O elenco é de primeira categoria. Para terem uma ideia, os atores que interpretaram o "Homem Aranha" (Tom Holland) e o "Doutor Estranho" (Benedict Cumberbatch) atuaram também nessa saga da tecnologia. Não vou dar “spolier”, só vou dizer que a história é baseada na disputa entre "Thomas Edison" e "George Westinghouse" pelo padrão de distribuição de energia elétrica. Embora seja um filme de 2017, caso não esteja na sua lista de assistidos, te adianto que valerá muito a pena.

 

 


 

 

 São inúmeras as energias que fazem parte da nossas vidas, interagindo direta ou indiretamente com cada um.

Uma forma de energia inerente ao nosso corpo e que está atuando agora neste momento enquanto eu escrevo esse artigo e você o lê são os impulsos nervosos que são transmitidos pelos nossos neurônios, que correspondem a uma corrente elétrica mandando estímulos de uma determinada informação por todo nosso corpo, de diferentes formas.

Com esse mega resumo do sistema nervoso, convido você a pesquisar um pouco mais a fundo sobre a bioeletrônica, que como o próprio nome diz, estudo da biologia e eletrônica. Essa é uma ciência relativamente nova e com muito campo de crescimento.

Lembro dos personagens "Cyborg" da "Liga da Justiça" e Robocop, com duas versões de filmes (1987 e 2014). São personagens formados de partes humanas e partes robóticas. Embora, tenham capacidades computacionais de processamento de informações o lado humano nunca considerado irrelevante. Uma mistura perfeita de biologia, eletrônica, mecânica e programação. O grande desafio tecnológico é a interligação entre o meio biológico e o físico no que tange aos acionamentos, em suma a interface.

 


 

 

 


 

 

Em 2012, nos Estados Unidos, um braço robótico foi adaptado para uma mulher tetraplégica e o mesmo recebia comandos de dois sensores instalados no córtex do cérebro. Esse link mostra a matéria vinculada no site G1 e tem detalhes mais específicos, leia depois , primeiro termine aqui comigo (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/tetraplegica-controla-braco-robotico-com-a-mente-de-forma-inedita.html ).

 

  Tetraplégica Jan Scheuermann moveu um braço mecânico com os sinais do cérebro (Foto: Reuters/via BBC)
Tetraplégica Jan Scheuermann moveu um braço mecânico com os sinais do cérebro (Foto: Reuters/via BBC)

 

No cérebro humano, esses impulsos elétricos acontecem a todo tempo e a grande sacada dos cientistas é decodificá-los ao ponto de conseguirem interpretá-los para que haja a possibilidade de desenvolver interfaces eletrônicas que possam gerar funções ativas no meio externo, de acordo com cada função específica, como por exemplo o braço robótico ligado ao cérebro de Jan.

No Brasil, a grande referência em bioeletrônica é o professor "Frank Crespilho" da USP de São Carlos – SP, ele e seu grupo começaram em 2008 as pesquisas com biochips.

Em 2012, nos Estados Unidos, um braço robótico foi adaptado para uma mulher tetraplégica e o mesmo recebia comandos de dois sensores instalados no córtex do cérebro. Esse link mostra a matéria vinculada no site G1 e tem detalhes mais específicos, leia depois , primeiro termine aqui comigo ( https://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/tetraplegica-controla-braco-robotico-com-a-mente-de-forma-inedita.html   ).

 

 


 

 

 

Essa imagem mostra a estrutura de transmissão da corrente elétrica gerada por nosso corpo. Realmente é um processo incrível e que passa despercebido no nosso dia a dia.

Imagine a atividade cerebral em alguns momentos da sua vida, sem desprezar alguns fatores sociais, emocionais e do meio em que acontecem. Por exemplo: realizar um exercício de matemática na tranquilidade do seu quarto com música ambiente, acompanhando as mensagens no seu celular, com uma roupa confortável na sua cama macia e realizar o mesmo exercício de matemática em uma prova de vestibular que é a porta de entrada para a faculdade que sempre sonhou, onde existem mais 29 candidatos na sala de aplicação e o único som que se ouve é a caneta em atrito com a folha de prova.

A atividade cerebral é totalmente diferente, concordam comigo?

E quando falamos em RESILIÊNCIA então... Imagine o quanto de energia é desprendida para superarmos obstáculos em nossas vidas!!

Energia essa empregada no início de um novo ciclo de estudos, em uma mudança de carreira após uma demissão, em uma retomada após o fim de um relacionamento…enfim essa energia nunca poderá faltar em nossas vidas.

Portanto, tome muita água e alimente-se de forma adequada, ingerindo alimentos construtores, reguladores e energéticos, a fim de manter sua máquina geradora de energia sempre sadia, ou seja, seu corpo.

E se por acaso ela vier a falhar, tenha fé, confie na ciência e na tecnologia.

Para finalizar então, deixo o desafio de explorar o mundo da bioeletrônica. Os livros eu sei que não são baratos (aceito doação), mas tem muito material de pesquisa na internet e de alta qualidade.

Se você ainda não tem todas as edições das revistas do "Clube Mecatrônica Jovem", é só acessar o site do "Instituto Newton C Braga" e baixar a coleção completa gratuitamente.

Compartilhe essa revista com seus amigos e contatos para que ela tenha o maior alcance possível, leve-a aos seus professores e ao diretor ou diretora da sua escola, seja um agente multiplicador do nosso clube.

No QRCode abaixo você encontrará o meu canal no Youtube onde sua inscrição é preciosa.

Desejo bons estudos e pode contar comigo!

 

Seu amigo, Raul Júnior – Raulaser