Estamos comentando este artigo pelo fato dele ser ainda atual e até recomendado pelos makers que estão constantemente criando projetos numa matriz de contato. Naquela época, em 1989, as matrizes ainda eram pouco usadas, pelo seu custo, mas logo se tornaram populares e são até hoje.

 


 

 

 

A revista é a Eletrônica Total número 9 de 1989. O circuito não foi destaque, mas tinha uma enorme utilidade para os projetistas (makers), não apenas que faziam projetos em geral até montado em ponte de terminais, mas para os que começavam a usar de forma mais intensa as matrizes de contato.

De fato, a ideia de ter um circuito de diversas funções que facilitasse os projetos, era algo cobiçado pelos nossos leitores e o artigo fez sucesso.

O circuito consistia num conjunto de utilidades para quem faz projetos: fonte de duas tensões (5 e 6V), e um injetor de sinais capaz de produzir sinais TTL e CMOS de 5 V para testes.

Na figura 1 o circuito da época.

 

Figura 1 – O circuito
Figura 1 – O circuito

 

 

O artigo completo no site pode ser acessado em ART893 e o vídeo em abaixo.

É claro que hoje poderíamos até ter algo mais neste circuito como um provador de componentes e até um seguidor de sinais, dependendo apenas da vontade de cada um.

Foi um projeto interessante para uma época em que os instrumentos de bancada e outros recursos ainda eram muito caros. Nossos leitores poderiam montar este circuito com facilidade.