Este artigo é de uma época em que os primeiros computadores pessoais estavam aparecendo. Ligados a um televisor analógico comum que servia de monitor, eles anunciaram a entrada numa nova era da tecnologia, a informática. Mas, ainda havia o problema da interface com a velha eletrônica e artigos como este começaram a aparecer.

 


 

 

 

A revista foi a Eletrônica Total número 9 de 1989 e o artigo ensinava como usar o computador num controle remoto muito simples que operava na faixa de 72 MHz, mas que poderia ser alterado para outras frequências.

Os computadores pessoais eram simples e podiam ser programados em Basic, que era a linguagem mais usada.

 


 

 

 


 

 

 

A ideia que exploramos era simples. Você poderia programar seu MSX ara produzir tons de áudio em intervalos determinados, os quais seriam utilizados para acionar alguma coisa remotamente usando a saída de gravação que ele possuía.

De fato, estes computadores tinham uma saída de áudio que poderia ser usada para esta finalidade.

Bastava modular o sinal de um pequeno transmissor e ele seria emitido para um receptor que acionaria um relé.

O alcance era da ordem de uns 50 metros, o que era suficiente para as aplicações normais. O transmissor usava apenas um transistor e o receptor era do tipo de super-regenerativo que garantia boa sensibilidade.

O circuito fez sucesso. Você ainda pode montar usando seu laptop, desktop que tenha saída de áudio (fone, por exemplo) acionando alguma coisa remotamente, na forma antiga, pois o circuito é analógico.

 

Na época fez sucesso. Se quiser ver o artigo original acesse o link e veja o vídeo abaixo.

 

Controle Remoto Simples Via Computador (ART1896)