Qualquer projeto que uma eletrônica a biologia tem sempre um apelo muito grande para os que gostam de pesquisas. Foi o que ocorreu com este projeto que publicamos numa revista Eletrônica total de 1989.

 


 

 

 

A revista foi a Eletrônica Total 9. Publicamos dois pequenos amplificadores que poderiam ser usados para investigações biológicas, detectando sinais elétricos de seres vivos.

O artigo seria um complemento de um outro artigo que publicamos nesta mesma revista e em outra anteriores tratando dos peixes elétricos.

Assim, com os circuitos propostos, os pesquisadores ligados à área de biologia teriam um importante recurso de pesquisa.

Com os amplificadores propostos seria possível converter em sons os sinais elétricos muito fracos produzidos por seres vivos, no caso do Itui Cavalo, um peixe elétrico que produz sinais de frequências na faixa de áudio com boa intensidade.

Temos até hoje o protótipo de um dos circuitos que montamos para um aluno nosso apresentar num evento cultural do Colégio Mater Amabilis em que demonstramos a geração de sinais pelo peixe.

O primeiro circuito era muito simples, tendo por base apenas três transistores com a possibilidade de montagem em matriz de contatos dada no artigo. Veja o artigo em Biossonda (MA061).

Para a segunda versão usamos um circuito integrado de amplificador de áudio comum na época, o TBA820S.

Hoje indicaríamos a mesma montagem com qualquer amplificador integrado mais moderno como o TDA7052.

 

Figura 1 – Sugestão de montagem
Figura 1 – Sugestão de montagem

 

 

Descrevemos no artigo experimentos que poderiam ser feitos num aquário para se detectar sinais de peixes ou outros animais aquáticos.

Pela sua aplicação na biologia, o projeto fez sucesso e serviu de base para muitos trabalhos escolares. Trata-se de um projeto didático que ainda hoje pode ser elaborado.