Efeitos de som e luz sempre estiverem presente nas revistas em que trabalhamos. Os leitores, em sua maioria jovens que estavam numa fase de muito barulhos e conjuntos musicais gostavam e montavam. Este foi mais deles, caracterizando-se como muitos pela simplicidade e baixo custo.

 


 

 

A revista foi a Eletrônica Total 9 de 1989. O projeto um efeito que fazia luzes em uma conexão de séries piscar de modo pseudoaleatório.

Isso era conseguido pelo uso direto de SCRs com um multivibrador formado por lâmpadas neon, conforme mostra o circuito da figura 1.

 

Figura 1 – O circuito
Figura 1 – O circuito | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Um sistema de realimentação nos circuitos de tempo, formado pelos diodos D1 a D3 permitia um acionamento pseudo sequencial interessante.

É claro que naquela época não havia os microcontroladores e as fitas de LEDs. Assim, o circuito era indicado para lâmpadas incandescentes. Mas, a potência era elevada passando dos 200 W por canal.

Você ainda pode montar com facilidade este circuito, pois os componentes são absolutamente comuns. Acesse Efeito Pseudo Sequencial de Luz (ART1585).

A nossa preocupação maior com esse tipo de projeto estava no fato dele estar diretamente ligado à rede de energia, o que significava que as partes expostas podiam causar choques e mais do que isso, erros na montagem poderiam causar curto-circuitos perigosos. O fusível de proteção era indicado como indispensável.

Apesar das recomendações isso era inevitável. Não tivemos nenhum relato de acidentes graves com os montadores.

O circuito também poderia ser usado em vitrines e até mesmo como decoração de Natal com o uso de pequenas lâmpadas coloridas. Pela simplicidade e baixo custo foi um sucesso.

Lembramos que o circuito era de meia onda, o que significa que as lâmpadas piscavam com um brilho abaixo do normal, mas era possível usar uma ponte de diodos para se ter o efeito de onda completa, com maior brilho.

Acesse o vídeo abaixo. Nelo o autor fala um pouco mais desse projeto.