O maior sonho de todo praticante da eletrônica é ter um bom osciloscópio em sua bancada. E, as escolas que ministram cursos de eletrônica, tecnologia e mesmo de física também imaginam o dia que podem disponibilizar para seus alunos bons osciloscópio. E temos ainda os pequenos desenvolvedores, instaladores e reparadores nessa lista. O custo até então não permitia que esses sonhos se tornassem realidade. Mas, agora tudo mudou com os osciloscópios da Multicomp.

Nesse artigo vamos sugerir alguns tipos de osciloscópio Multicomp que estão ao seu alcance e podem significar uma mudança radical no modo como você pratica, estuda, ensina ou trabalha com eletrônica.

Houve tempo em que o osciloscópio era considerado o instrumento “de luxo” das bancadas de eletrônica. Possuir um significava um ”status” almejado por todo profissional ou mesmo hobistas, se bem que em muitos casos, saber usar não era o que importava.

Mesmo as escolas que ministravam cursos técnicos de alto nível, nem sempre tinham condições em investir em bons osciloscópios e quando compravam um ou dois, eles tinham de ser compartilhados por muitos alunos.

No entanto, com o avanço da tecnologia, os osciloscópios foram se tornando cada vez mais acessíveis com a possibilidade de se criar versões básicas, mesmo assim com uma enorme quantidade de recursos, mas a um preço ao alcance da maioria.

 

A importância do osciloscópio

Os osciloscópio antigos eram simples, apenas tinham recursos para visualizar formas de onda e eventualmente operar como vetorscópios ou ainda levantar curvas de componentes. Mesmo assim, eram importantes como algo que permitia uma análise mais profunda de componentes e circuitos. Com habilidade, também era possível medir grandezas nas formas de onda observadas como fase, amplitude, frequência, etc,

 

Nota: o que estamos falando não descarta a possibilidade de você ter um osciloscópio antigo em sua bancada. Quer seja para realizar trabalhos básicos como, o que é muito mais importante, para aprender a usar e depois partir para modelos modernos, operando-os com mais segurança e conhecimento.

 

Com a chegada da eletrônica digital, os osciloscópios passaram a ser muito mais do que um instrumento para visualizar sinais. Tornaram-se equipamentos complexos de análise com recursos de computação interna, compartilhamento e gravação de sinais e até mesmo localização automáticas de eventos, o que é muito importante atualmente.

É claro que, da mesma forma que outros instrumentos, os osciloscópios passaram a ser disponibilizados em muitas categorias, conforme os recursos, usados, características elétricas, preços e muito mais. Assim, na nossa análise desse instrumento para sua bancada, vamos partir de um modelo básico de baixo custo (*) que serve tanto para finalidades profissionais no trabalho com equipamentos mais simples e análise de eventos mais simples como com finalidade didática, ou seja, o seu primeiro osciloscópio, da mesma forma que tivemos nosso primeiro multímetro de modelo mais simples.

 

(*) Falar em baixo custo é relativo. No passado, um osciloscópio comum custava tanto quando um carro ou muitos salários de um profissional. Hoje em suas versões menores têm custo da mesma ordem que a fração de um salário de um profissional da área.

 

O osciloscópio que tomarmos como modelo de entrada para a sua bancada é o MP720009 US da Multicomp de 20 MHz mostrado na figura 1.

 

Figura 1 - Osciloscópio Multicomp MP720009 US
Figura 1 - Osciloscópio Multicomp MP720009 US

 

 

Link para consulta de preços, datasheet, manual de uso e compra

https://www.newark.com/multicomp-pro/mp720009-us/digital-storage-oscilloscope-20mhz/dp/10AH2392 

 

Na verdade, este tipo é o primeiro da série que tem outros dois modelos de 50 MHz e 100 MHz. Os três modelos são mostrados na figura 2.

 

Figura 2 - Os Osciloscópios armazenamento digital da série  (*)
Figura 2 - Os Osciloscópios armazenamento digital da série (*)

 

 

No link abaixo artigo em que explicamos detalhadamente o que é um osciloscópio de armazenamento digital

https://newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/78-artigos-diversos/3658-ins156.html 

 

Datasheet:

https://www.farnell.com/datasheets/2818446.pdf 

 

Nos dias atuais, a sofisticação dos equipamentos que entram numa oficina torna praticamente indispensável a presença do osciloscópio. Surgem então as dúvidas: que tipo de osciloscópio adquirir para um trabalho de oficina? Quanto é preciso investir para ter um bom osciloscópio na bancada? O dinheiro investido terá retorno?

A maioria dos técnicos conhece o osciloscópio de seus cursos de eletrônica, onde normalmente, a importância deste instrumento não é devidamente avaliada e bem explorada. Ocorre que, em tais cursos, é ensinado muito pouco sobre o que é o osciloscópio e o que ele pode fazer.

Num curso comum, apenas as funções básicas são exploradas e eventualmente feitos alguns experimentos envolvendo o estudo de circuitos que, na realidade são o centro do assunto.

Se perguntarmos para qualquer técnico eletrônico ou mesmo estudante para que serve um osciloscópio, a resposta certamente estará bem próxima da finalidade real:

- Para observar as formas de onda de um circuito!

Porém, se perguntarmos em seguida, qual é a vantagem que obtemos observando as formas de onda de um circuito, as coisas começam a ficar complicadas na cabeça da maioria.

Alguns podem dizer que, pelas formas de onda é possível saber se um circuito está ou não funcionando, o que também está próximo do real, mas ainda não é tudo. As respostas obtidas revelam então, que tudo o que o osciloscópio é e pode fazer acaba não sendo mencionado por boa parte dos técnicos.

E mais ainda, essas respostas revelam que, se os técnicos pudessem dominar pelo menos metade das funções que um osciloscópio possui, o investimento num equipamento deste tipo seria rapidamente coberto pelos ganhos extras em dinheiro e tempo.

 

Os Osciloscópios Multicomp MP720009 US/MP720020 US/MP720011 US

Com dois canais e em versões de 20 MHz, 50 MHz e100 MHz, esses osciloscópios são tipos digitais de amostragem com displays coloridos de 7 polegadas. Esses osciloscópios operam com taxas de amostragem de 100 MS/s, 500 MS/s e 1 GS/s o que garante uma precisão de visualização importante não apenas para todas as finalidades.

Esta taxa permite, por exemplo, que você visualize deformações ou falhas em sinais que não poderiam ser detectadas por outros osciloscópios de mesma categoria e maior custo.

 

Facilidade de Uso

Além do baixo custo, outra características que merece destaque é a simplicidade da configuração das medições e do processo de aprendizado. Isso o torna ideal para ser o seu primeiro osciloscópio (*) e ainda ser muito mais facilmente utilizado em escolas.

 

(*) Nosso livro “Osciloscópio – Primeiros Passos” é o complemento ideal para quem adquire este osciloscópio e deseja aprender a utilizá-lo sem a necessidade de um curso especializado. Além disso, temos diversos artigos na seção de instrumentação ideais para aprendizado.

 

Outras características importantes:

+ Alimentação de 100 V a 240 V 50/60 Hz

+ Peso 1,1 kg

+ Cabo USB

+ Pontas provas

+ Frequencímetro

+ Armazenamento: 16 formas de ondas

+ Modos de disparo normal, automático e simples

+ Resolução vertical: 8 bits

+ Consumo: 15 W

+ Medidas automáticas: Vpp, Vavg, RMS, Frequencia, Periodo, Vmax, Vmin, Vtop, Vbase, Width, Overshoot, Pre-shoot, Rise time, Fall time, +Width, -Width, +Duty, -Duty, Delay A?B, Delay A?B, area, cycle area

 

Na Escola

Já salientamos que ter um osciloscópio, no passado era algo que somente as escolas mais avançadas e com mais recursos almejavam. Hoje em dia, com a disponibilidade de osciloscópios acessíveis como este, o osciloscópio não precisa se limitar aos cursos técnicos. Se bem que os recursos dos osciloscópios sugeridos Multicomp sejam recursos profissionais e educacionais avançados que o tornam ideal para os cursos técnicos e de engenharia, podemos ir além.

Com a reforma do ensino médio e a adoção cada vez maior de disciplinas eletivas e recursos avançados para o ensino de física, a presença de um osciloscópio na bancada do laboratório dessas escolas é algo que se torna cada vez mais importante.

O projeto STEM (Science Technology Engineering and Mathematics) dos Estados Unidos e outros países, que deve refletir-se no nosso ensino fundamental e médio que deverá ter matérias profissionalizantes e que precisarão contar com laboratórios apropriados e a presença de um osciloscópio (ou mais) não deve ser descartada.

Experimentos de física e estudos de tecnologia básica devem incluir a presença de um osciloscópio e, mais que isso, professores de física precisam ser treinados para saber utilizá-los. No nosso site disponibilizamos em nossa seção de instrumentação uma grande variedade de artigos e experimentos com o osciloscópio. E, para os cursos avançados, será muito mais fácil para os educadores programar aulas com a visualização de fenômenos que antes não eram possíveis com osciloscópios comuns de menores recursos.

 

O Aspecto Profissional e Didático

E é claro, se o leitor pretende ter um osciloscópio para sua bancada de trabalhos profissionais ou para ensino é importante saber como os modelos Multicomp podem lhe ajudar e ter uma relação custo/benefício compensadora.

Esta relação custo/benefício deve ser levada em conta quando se percebe que os osciloscópio em questão têm as mesmas capacidades de osciloscópios concorrentes que custam muito mais. Na figura abaixo temos o aspecto do painel frontal, destacando-se sua simplicidade mas que permite acessos a funções que os osciloscópios comuns não têm.

 

Figura 3 – A parte frontal dos osciloscópios Multcomp da série MP72
Figura 3 – A parte frontal dos osciloscópios Multcomp da série MP72

 

 

No link abaixo temos acesso ao manual de uso, por onde o leitor pode ter uma ideia do que se pode ter de recursos.

Nossa especial atenção está no display mostrado na figura 4 por onde podemos ver a quantidade de informações que podemos ter na observação de dois sinais.

 

Figura 4 – As informações do display
Figura 4 – As informações do display

 

 

Uma série de LEDs na parte superior do display indicam diversas funções de funcionamento como o modo de captura do sinal, disparo, posição do disparo na forma de onda. Temos ainda em 8 temos a indicação de que o osciloscópio está usando a USB para conexão de um dispositivo externo. De 18 a 21 temos informações sobre as posições de 0, referências, acoplamento, aterramento.

As medidas são fornecidas em 14 a 17 onde podemos ler valores de tensão, largura de pulso, frequência. Amplitude do sinal, tempos de subida e descida do sinal, fase e muito mais.

 

Conclusão

Esta informações básicas podem ajudar muito na escolha de seu osciloscópio e se quiser saber mais, além do livro que recomendamos você encontrará muito mais em artigos da seção de Instrumentação de nosso site.