Fizemos várias séries de livros que marcaram época. Podemos citar a mais conhecida e a primeira: Experiências e Brincadeiras com Eletrônica. Mas, outra série que fez muito sucesso foi a chamada Circuitos & Informações que até hoje é procurada. Falaremos dela neste artigo.

 


 

 

Foram 9 volumes, a partir de 1986, contendo uma enorme quantidade de informações e circuitos úteis.

A ideia desta série surgiu do fato de que eu já mantinha na Revista Saber Eletrônica pequenos blocos contendo circuitos e informações úteis. Como, ao longo do tempo eu reuni uma enorme quantidade de material para estes blocos, sugeri que eles poderiam ser publicados na forma de livro, o que certamente seria bem aceito pelos leitores.

A ideia foi aceita pela editora que resolveu lançar o primeiro volume. Foi um sucesso e a partir dele, outros foram sendo publicados com os leitores os colecionando avidamente.

A abordagem era simples. No caso dos circuitos daríamos apenas o diagrama da aplicação ou bloco construtivo e no texto informações básicas que permitissem sua construção.

No caso das informações, por exemplo, sobre componentes, elas seriam básicas para que o leitor pudesse usar o componente ou encontrar um equivalente. Também havia as fórmulas, gráficos, tabelas, ábacos, tudo enfim que fosse de utilidade.

Posteriormente, foi lançada uma nova série chamada Circuitos e Soluções que também fez muito sucesso. Como novo formato, ela tinha a mesma abordagem da série anterior. Abaixo fotos de alguns exemplares.

 


 

 

 

Hoje as informações e os circuitos estão no nosso site na seção Banco de Circuitos e Informações Úteis. Além de todas as que saíram na série de livro continuei reunindo circuitos e informações que pudessem ser úteis aos nossos leitores.

Assim, para os que desejarem um circuito básico ou precisarem de uma informação, digitando na busca do site, poderão encontrar na seção um circuito ou uma informação importante.

Temos no site em português mais de 20 000 circuitos e uma enorme quantidade de informações úteis.

A série teve também diversos volumes traduzidos para o espanhol vendidos pelas sucursais da editora a partir do México e da Argentina. No nosso site em espanhol, mantemos as mesmas seções, com milhares e circuitos e informações.

Sem dúvida, uma série que fez sucesso.