Este artigo foi retirado da série de livros Como testar Componentes. Nela o leitor encontrará testes de muitos outros componentes assim como no site na seção de instrumentação.

 

O que são

Os elementos de aquecimento de torneiras elétricas, chuveiros, aquecedores de ambiente, aquecedores, fornos, ferros de passar, secadores de cabelo, aquecedores de aquários nada mais são do que resistores de fio de alta dissipação. Suas dissipações podem variar entre poucos watts para os aquecedores de aquários até mais de 5 000 W para chuveiros elétricos.

Suas resistências, por outro lado variam entre poucos ohms até algumas centenas de ohms. Na figura 1 temos os aspectros desses componentes.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O que testar

O teste é o mesmo adotado para os resistores: medir sua resistência ou verificar a continuidade para verificar se existem interrupções internas.

 

Instrumentos Usados

• Provador de continuidade

• Multímetro

• Lâmpada de prova

 

Procedimento

Os três instrumentos indicados servem para se verificar a continuidade de um elemento de aquecimento. Deve-se apenas tomar cuidado com a escolha da lâmpada. Use uma lâmpada de 15 a 40 W para elementos de baixa potência, como aquecedores de aquários e uma lâmpada de maior potência, 60 a 100 W para elementos de alta potência como ferros de passar, chuveiros, etc.

 

a) Acesse os terminais do elemento que vai ser testado. O aparelho em que ele se encontra deve estar desligado da rede de energia.

 

b) Coloque o multímetro na escala mais baixa de resistências, se usar esse instrumento. Zere-o se for do tipo analógico.

 

c) Meça a continuidade do elemento em prova. Observe se não existe nada emn paralelo com ele, por exemplo um motor, desligando-o para fazer a prova.

 

A figura 2 mostra como essa prova deve ser feita.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Interpretação da Prova

A lâmpada acende com brilho pouco abaixo do normal ou muito fraca. O elemento de aquecimento não está interrompido. Se a lâmpada não acender é porque o dispositivo está interrompido. Um brilho muito forte, a não ser no caso de resistências acima de 500 W, pode indicar a existência de curtos internos ao aparelho. Verifique.