Transmissores de FM sempre foram um grande atrativo para nossos leitores. Desta vez, na revista Eletrônica Total 39 de dezembro de 1991 publicamos um transmissor experimental de FM que possuía um recurso adicional. Este transmissor tinha uma etapa de amplificação.

 


 

 

 

O transmissor de que falaremos apareceu com destaque na capa da revista.

Era uma etapa comum com uma entrada de áudio para ligação, por exemplo, de uma pequena mesa de som, e uma etapa de amplificação utilizando um transistor que não era propriamente de RF, mas que proporcionava algum ganho de potência.

A ideia do circuito era mais a de se ter um projeto didático para que os montadores ensaiassem suas habilidades no ajuste deste tipo de circuito. Com dois circuitos sintonizados, ele deveria estar perfeitamente alinhado para proporcionar uma boa saída.

Esta saída, em campo aberto possibilitaria obter com uma antena bem dimensionada, alcances de vários quilômetros.

O circuito agradou os leitores que desejavam ter uma pequena emissora de FM “comunitária” se bem que tenhamos alertado sobre os riscos de operação deste tipo de transmissor em cidades, por exemplo. Ele seria interessante para grandes ambientes, por exemplo, clubes, zona rural, etc, sempre levando em conta o seu caráter experimental.

Pela sua potência recomendávamos o uso de uma fonte de alimentação. O circuito foi agregado ao artigo.

Ele ainda pode ser montado com restrições em nossos dias. Veja o artigo Transmissor de FM com saída amplificada (ART4940).

O importante é que foi mais um de nossos projetos que fez sucesso. Veja o vídeo abaixo.