A quantidade de artigos que publicamos descrevendo controles de velocidade é enorme. Naquela época, em 1991, os projetos robóticos estavam em alta. Assim, na revista Eletrônica Total 36 de maio daquele ano publicamos um interessante controle remoto para caixas de redução usando uma codificação com o 4017.

 


 

 

O projeto, que saiu na capa, fazia parte de uma seleção de circuitos para iniciação em robótica.

Uma caixa de redução, que era um componente não muito simples de se obter havia sido colocada à venda pela editora, assim justificava-se a inclusão de muitos projetos que a utilizassem.

Era um circuito que utilizava um LDR no receptor, para receber pulsos de luz que vinham de uma lanterna ou outro emissor. Assim, a cada pulso, havia uma pequena variação da velocidade do motor.

Eram fornecidas duas possibilidades de configuração do controle. Numa delas, a velocidade subia em degraus até um máximo, voltando ao mínimo numa transição rápida total no final. Na outra tínhamos uma escala do tipo sobe e desce.

A corrente máxima do motor de corrente contínua era da ordem de alguns ampères de acordo com a caixa de redução indicada.

O circuito poderia ser usado não apenas em robótica, mas em outras aplicações de controle, por exemplo, abertura de cortinas e portas e muito mais.

Veja o vídeo abaixo e o projeto neste artigo - Controle remoto de velocidade (ART4947)