Não se trata de um artigo ou projeto. Falamos de uma enorme série de revistas em que projetos dos leitores e fichas de servisse eram publicadas numa edição única. A edição que saiu a partir dos anos 80 reunia somente projetos que nos eram enviados. Foi um sucesso, com dezenas de edições, conforme pode ser visto pelas fotos a seguir e de que tratamos neste artigo.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

 


 

 

 

Logo depois da criação da Revista Saber Eletrônica, convidamos os leitores a enviarem seus projetos que, uma vez selecionados, sairiam numa seção denominada “Projetos dos Leitores”. Ao mesmo tempo, criamos uma seção em que convidamos os leitores a enviar seus casos de reparação, elaborando assim, as fichas de servisse.

Em pouco tempo, a quantidade de colaborações cresceu a tal ponto que não tínhamos espaço numa única edição para colocar todos os circuitos e os casos que nos enviavam. Eram centenas de colaborações, revelando articulistas e colaboradores que até hoje são importantes para nós como Alexandre José Nário, Gilnei de Castro Muller, Pio José Rambo, José Luiz de Mello para a seção de servisse e para a seção de colaborações outros como Ivan Fernando Roberto, Adriano Muniz Moura, Roberto Ednei Barbara, José Vieira Neto e outros que se tornaram frequentes.

Até hoje, por exemplo, Alexandre José Nário é o principal contribuidor da nossa seção de Práticas de Service da Revista INCB Eletrônica.

Mas, o fato é que, com acúmulo de colaborações nos ocorreu a ideia de fazer uma edição especial em que os melhores projetos e melhores casos de reparação seriam publicados, haveria uma ficha de votação e prêmios para os melhores e também para os leitores.

Foi um sucesso, e a Saber Eletrônica Fora de Série, depois Eletrônica Total Fora de Série passou a ser publicada uma vez por ano.

Não era fácil fazer a escolha dos melhores projetos para publicar, pois eram centenas que chegavam até nos e tínhamos de analisar.

Alguns colaboradores tinham a ideia numa mesa de bar com os amigos, desenhando o circuito num guardanapo e enviando assim mesmo, sem testar. Outros apenas desenhavam numa folha sem texto algum. Tínhamos de adivinhar o que era e em muitos casos, valores de componentes eram esquecidos.

Isso sem se falar em configurações duvidosas, componentes que sabíamos não servir para a função indicada, por exemplo, um diodo 1N4002 numa fonte de 110 V, ou um transistor BC548 alimentado uma carga de 500 mA, e coisas assim.

Corrigíamos quando era possível, mas em muitos casos éramos obrigados a desclassificar o projeto. Alguns nos escreviam, cobrando o porquê de seu projeto não ter saído, e tínhamos de explicar.

Numa das melhores edições, tivemos o patrocínio de grandes empresas que ofereceram prêmios atraentes que levaram a uma enxurrada de colaborações. E, o primeiro prêmio valeu. Era uma passagem para conhecer a fábrica da SID Microeletrônica em Contagem – MG. E, eu acompanhei o vencedor.

Enfim, foi uma série que levou a mais de 30 edições com grande sucesso. Hoje, recuperei todos os projetos e as fichas que estão na nossa seção Banco de Circuitos e Fichas de Service.

Por problemas de direitos com a editora original, muitos projetos saíram sem os nomes dos criadores. Assim, se você identificar um projeto seu, indique-nos e colocaremos seu nome.

E temos a ideia de continuar com a ideia de projetos de nossos seguidores. Se você tem algum, envie que, quando tivermos uma quantidade deles, certamente iniciaremos uma nova seção. Foi certamente uma sequência de publicações de muito sucesso.