Eis um projeto antigo muito interessante que publicamos numa Eletrônica Total número 5 de 1988. O projeto ainda é atual, pois encontrar o carro com bateria descarregado ainda ocorre hoje, com muito mais frequência do que nossos leitores possam imaginar. Este projeto agradou em cheio os leitores com o problema da bateria sem carga. Saiba um pouco mais sobre mais este projeto que marcou época.

 


 

 

Conforme citamos na introdução, nada mais desagradável do que ficar sem a partida do carro pela manhã, quando mais precisamos dele.

Assim, nosso projeto, pela sua simplicidade atendia a muitos de nossos leitores, incluindo até os mecânicos que não tinham recursos para comprar um carregador profissional.

O carregador que descrevemos no artigo tinha ainda a vantagem de poder ter a corrente de carga ajustável até 5 A. Não era um carregador rápido, com muito maior capacidade de corrente, mas atendia os nossos leitores, pois era econômico.

Se bem que os transistores usados até suportassem maior corrente, pois eram os 2N3055, além de haver o problema do transformador que deveria ser maior e dos diodos retificadores, não havia proteção contra curto-circuito na saída.

Uma montagem sem a necessidade de placa facilitava a montagem, conforme pode ser visto pela figura.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

É claro que os transistores deveriam ser montados em excelentes dissipadores de calor, principalmente levando-se em conta o tempo que deveriam permanecer conduzindo uma corrente intensa.

Naquela época, não havendo muita facilidade de se obter dissipadores de calor, muitos improvisavam com chapas de metal e o resultado final nem sempre era dos melhores. Tínhamos muitas queixas de leitores que montavam projetos com transistores de potência e eles aqueciam demais sendo levados à queima.

Assim, para não ter esse problema, dávamos uma boa margem de segurança às potências dissipadas por esses componentes e sempre fazíamos o alerta.

Outro problema encontrado pelos montadores era obter um amperímetro que tivesse pelo menos 5 A de fundo de escala. Os tipos de ferro móvel que eram comuns em alguns lugares e até podiam ser obtidos em sucatas eram os recomendados.

O projeto fez sucesso e até hoje pode ser montado. Veja o artigo completo em Carregador de Bateria com Corrente Ajustável (ART1636) e também o vídeo abaixo.