Ao longo do tempo, publicamos dezenas de projetos de jogos simples usando recursos eletrônicos e dentre eles um que se destacou foi o dado eletrônico. Simulando um dado de 6 faces com numeração de 1 a 6, o que destacamos foi um de sucesso.

 


 

 

 

A revista foi a Eletrônica Total 5 de 1988 e o componente básico o 4017. De fato, o circuito foi um exercício interessante de lógica digital, usando uma matriz de diodos para fazer a decodificação dos pulsos de saída.

Assim, simplesmente criamos um contador de 1 a 6 com o 4017, que pode ser programado para esta finalidade e com uma matriz de diodos decodificávamos o sinal para acender os LEDs da forma a simular um dado. Os LEDs eram montados numa disposição imitando um dado.

Para produzir pulsos aleatórios usamos uma configuração com transistor unijunção que funcionava muito bem, pois já a tínhamos usado em diversos outros projetos.

A ideia era de um circuito que gerava um número aleatório de pulsos, mas que não pudesse ser interferido pela ação do jogador.

Quando então se pressionava um interruptor um capacitor adquiria uma carga e o circuito já entrava em funcionamento. Quando o operador soltava o interruptor, o circuito não parava de imediato, pois isso poderia levar o jogador a escolher o número e obtê-lo com habilidade.

O circuito continuava oscilando e só parava depois de algum tempo, quando se obtinha o resultado do jogo. Era um circuito muito interessante que usamos em diversos jogos eletrônicos.

A alimentação era feita por uma bateria de 9 V, mas poderia ser usada uma fonte. Foi um sucesso este projeto. Veja o artigo completo no link, pois ele ainda pode resultar numa montagem interessante como trabalho para um curso de eletrônica.

Dado Digital CMOS (ART5429)