Nos anos 90 e antes, quando saiu este artigo, os efeitos de som não eram apenas uma curiosidade, mas também usados em conjuntos musicais, alarmes, no carro e em muitas outras aplicações. O artigo de que falamos marcou época por reunir num único texto 4 sirenes capazes de produzir sons diferentes.

 


 

 

A revista foi a Eletrônica Total 43 de abril de 1992. O artigo descrevia a montagem de 4 sirenes que produziam sons bem conhecidos e que foram explorados em diversos artigos de nossa autoria.

A primeira era a sirene inglesa, usada nas viaturas de Londres, com seu som marcante visto nos filmes.

A segunda era uma sirene americana, que imitava o som das viaturas de polícia tão marcantes na cidade de Nova Iorque, não lhe deixando dormir à noite, mesmo estando nos andares mais altos de um hotel.

A terceira era uma sirene de dois tons, que alternava sons que poderiam ser ajustados pelo montador, assim como a frequência de sua alternância.

Finalmente havia uma sirene modulada em que o som mudava de frequência correndo para os graves e para os agudos numa frequência que poderia ser ajustada pelo montador. O circuito incluía ainda uma etapa de potência para quem desejasse som com intensidade mais elevada.

Se bem que as placas de circuito impresso fossem fornecidas, até hoje podemos montar qualquer um deles numa matriz de contatos, o que torna as quatro sirenes ideais para implementação num curso de tecnologia. Todos os componentes usados são comuns ainda hoje.

Veja mais no artigo completo 4 Super sirenes (ART5432) o vídeo em https://youtu.be/goz3utd9sEU .