Numa época em que os instrumentos de bancada custavam muito caros, poucos tinham a possibilidade de ter a sua disposição algo mais do que um multímetro. Assim, montar seus próprios instrumentos era uma possibilidade atraente que levávamos aos nossos leitores. Foi o caso de projeto de que falamos agora.

 


 

 

A revista é a Eletrônica Total 41 de fevereiro de 1992. O projeto fez sucesso, pois reunia num [único aparelho diversos recursos para análise de circuitos tais como um injetor de sinais, um seguidor de sinais, um provador de componentes e um testado de capacitores. Era tudo que nossos leitores precisavam para seus trabalhos de eletrônica, principalmente quando montavam nossos projetos.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Montado com esmero numa caixinha, o leitor habilidoso poderia ter um instrumento útil com aspecto profissional, como mostrado na figura acima.

Até hoje, você pode montar este circuito no artigo Analisador Dinâmico de Circuitos (INS543).

Mas, a vantagem principal estava nos componentes usados que eram absolutamente comuns e até hoje são. Usamos apenas transistores. Havia então um multivibrador como injetor de sinais e um sistema amplificador + oscilador para as demais funções.

E, é claro, além da montagem em placa de circuito impresso havia ainda a opção da montagem em ponte de terminais pois, além de não ser crítico, o circuito oferecia a possibilidade de acesso aos nossos leitores com menos recursos.

Naquela época, não eram todos que tinham recursos para a confecção de placas de circuito impresso. Muitos dos nossos leitores até hoje têm esse circuito montado e funcionando em suas bancadas.

É claro que, para usar o aparelho havia a necessidade de artigos específicos. Alguns, como o uso seguidor e injetor já haviam sido publicados, mas ficamos com a promessa de publicar nas edições seguintes outros artigos.

Veja o artigo e o vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=l8uISm5Rqmo