Experimentos com muito alta tensão (MAT) como, por exemplo, os realizados por Tesla sempre foram uma atração, principalmente para quem desejava causar medo nos amigos, mostrando seu domínio da eletricidade. Assim, por diversas vezes publicamos circuitos de bobinas de Tesla como este que descrevemos.

 


 

 

A revista é a Eletrônica Total 18 de 1990 e o artigo, um Gerador de Raios que foi chamada de capa.

Com ele, os leitores poderiam fazer demonstrações interessantes de descargas elétricas semelhantes aos raios e também implementar experimentos de eletrostática no ensino fundamental, médio, técnico e mesmo superior.

Usando uma bobina de ignição de carro, ele podia gerar tensões que superavam os 20 000 volts e assim gerar descargas de alguns centímetros e até mesmo acender uma lâmpada fluorescente pela simples aproximação, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Acendendo uma lâmpada com um campo de alta tensão
Figura 1 – Acendendo uma lâmpada com um campo de alta tensão | Clique na imagem para ampliar |

 

 

É claro que trabalhar com alta tensão exige cuidados, principalmente porque o circuito ela alimentado pela rede de energia sem nenhum isolamento. Deixávamos claro isso no projeto.

Você ainda pode montar este circuito para suas demonstrações em sala, se você é professor e se é aluno, deve ter o cuidado que ele exige no manuseio e montagem. Leia o artigo completo onde temos o código: Gerador de Raios (ART1686).

Os componentes usados até hoje são muito comuns e de custo acessível, o que torna o projeto atual, útil principalmente os laboratórios de escolas. A lâmpada neon usada no projeto original pode ser substituída por um diac de qualquer tipo.

A montagem em ponte facilitou os que não desejavam fazer o circuito em placa, bastando tomar o cuidado de fechar essa montagem numa caixa.

 

Figura 2 – A montagem em ponte de terminais
Figura 2 – A montagem em ponte de terminais | Clique na imagem para ampliar |

 

Vários experimentos com alta tensão foram descritos no artigo que fez bastante sucesso na época. Um dos experimentos interessantes é o torniquete elétrico em que uma pequena hélice gira produzia pelo fluxo de íons produzidos pela alta tensão. É o mesmo princípio do motor iônico que depois exploramos num artigo mais completo.

Outros artigos de geradores de muito alta tensão (MAT) foram descritos ao longo do tempo usando as mais diversas configurações. O projeto fez sucesso.

 

Assistir ao vídeo

https://youtu.be/3353_vk-90c