Este artigo é de um antigo livro que escrevemos sobre TV e vídeo. O livro dos anos 80 ainda tem por base a TV analógica, mas pode servir de referência para muitos leitores. O livro está disponível no site assim como o curso.

Na reparação de televisores em cores existe um equipamento indispensável ao técnico que é o gerador de padrões ou gerador de barras, e que tem o aspecto mostrado na figura 1.

 

Figura 1 – O gerador de padrões
Figura 1 – O gerador de padrões

 

 

Este aparelho gera diversos tipos de imagens estáticas que, por não se movimentarem como a cena de um programa comum, facilitam ao técnico os ajustes ou comprovação de problemas. Alguns defeitos podem ser verificados com este aparelho e corrigidos com certa facilidade, desde que o técnico identifique os pontos do circuito em que deve fazê-lo e tenha o manual do fabricante com os procedimentos adequados.

Assim, levando em conta que a reparação propriamente dita destes defeitos exige um aprofundamento nos estudos do televisor em cores, o que foge à finalidade deste curso que é de fundamentos, vamos analisar alguns casos de maneira superficial.

 

 

a) Convergência

 

Um dos problemas que toma a imagem de um televisor em cores desagradável ocorre quando a convergência está incorreta. A convergência de um televisor em cores pode ser explicada da seguinte maneira:

Na formação da imagem os feixes de elétrons dos três canhões devem incidir cada qual no ponto correspondente da tríade, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – A imagem em cores
Figura 2 – A imagem em cores

 

 

No entanto, se não houver um ajuste perfeito do televisor ao dirigir esses feixes, eles podem incidir em locais diferentes' dos esperados em alguns pontos da tela.

Por exemplo, nas bordas da tela, ao produzir uma linha branca, em que temos três feixes que devem estar praticamente superpostos, pode haver o curvamento deles com a produção de uma imagem "fora de registro" conforme mostra a figura 3.

 

Figura 3 – Imagem fora de registro
Figura 3 – Imagem fora de registro

 

 

Este mesmo problema pode ocorrer com as linhas horizontais na parte inferior e superior da tela, conforme mostra a figura 4, e o resultado disso será uma reprodução imperfeita.

 

Figura 4 – Outro problema de convergência
Figura 4 – Outro problema de convergência

 

 

A imagem com estes problemas passa a ter um efeito de 'arco-íris" nas suas extremidades, com o aparecimento de bordas coloridas onde deveriam ser brancas.

A convergência é obtida num cinescópio de duas formas:

Conforme mostra a figura 5, em tomo do pescoço do cinescópio existem pequenos ímãs que são responsáveis pela convergência estática.

 

Figura 5 – Imãs de ajuste de convergência
Figura 5 – Imãs de ajuste de convergência

 

 

O campo magnético desses ímãs deflexiona os feixes de elétrons determinando a trajetória básica que vai ser alterada conforme o sistema de bobinas receba o sinal para fazer a varredura. A convergência dinâmica é realizada pelas bobinas que existem em tomo do cinescópio e que operam com correntes elétricas produzidas pelo circuito.

A movimentação dessas bobinas e dos ímãs deve ser feita somente segundo instruções do fabricante com um sinal de prova apropriado, pois os ajustes são interdependentes.

 

 

b) Linearidade e altura

 

Estes são problemas que ocorrem em televisores branco e preto e em televisores em cores e que podem ser corrigidos por meio de ajustes internos.

O primeiro é mostrado na figura 6 e consiste numa separação maior das linhas paralelas horizontais, próximas das bordas da tela.

 

Figura 6 – Problema de linearidade
Figura 6 – Problema de linearidade

 

 

O resultado deste problema com uma imagem normal é mostrado na figura 7.

 

Figura 7 – Esfera deformada por problema de linearidade
Figura 7 – Esfera deformada por problema de linearidade

 

 

Uma esfera que deveria aparecer perfeitamente redonda, acaba por ser reproduzida achatada.

O ajuste deve ser feito de modo que haja uma separação por igual das linhas horizontais ou barras horizontais geradas como padrão.

Em alguns casos, a deformação ocorre no sentido de ficarem faixas na borda superior ou inferior da tela, caso em que temos um problema de altura, conforme mostra a figura 8.

 

Figura 8 – Problema de altura
Figura 8 – Problema de altura

 

 

Uma imagem reproduzida num televisor com este problema tem um "achatamento" do lado em que ocorre o aparecimento da faixa.

 

 

c) Efeito almofada e efeito tonel

 

Estes são outros dois problemas relacionados com a deflexão horizontal e vertical que podem ser corrigidos nos circuitos correspondentes. Na figura 9 mostramos o que ocorre quando televisores com estes defeitos reproduzem o padrão quadriculado gerado pelo gerador de barras.

Veja que estes problemas ocorrem nos televisores em cores sem afetar a convergência.

 

Figura 9 - Outros problemas de linearidade
Figura 9 - Outros problemas de linearidade

 

 

 

d) Falta de cores

 

Os catodos dos canhões das três cores de um cinescópio são alimentados por circuitos diferentes. Assim, se um desses circuitos apresentar uma falha teremos o desaparecimento de uma das cores.

Por exemplo, se o canhão verde não receber sinal algum, devido a algum problema com o circuito amplificador correspondente, um gramado de futebol terá a cor marrom na reprodução, dada pela combinação em pequena escala dos sinais azul e vermelho dos outros canhões.

 

 

CONCLUSÃO

 

Certamente o que os leitores viram nesta série de artigos deve ter mexido com sua vontade de aprender mais. Os leitores também devem ter percebido que realmente existe muito mais para se ver e que TV e Vídeo são assuntos tanto fascinantes como extensos.

Assim, uma base sempre é importante para poder entender melhor ensinamentos mais profundos e, se o leitor com a leitura deste curso percebeu que gosta e que pode ser um técnico, por que não pensar num passo mais largo com a realização de um curso específico mais profundo?