Com este simples circuito podemos testar o estado de eletrodomésticos tais como motores, lâmpadas, elementos de aquecimento de chuveiros, torneiras, formas elétricas, secadores de cabelos, além de componentes eletrônicos para alta tensão como capacitores de poliéster-fusíveis, enrolamentos de transformadores, diodos para 400 V ou mais, etc.

O circuito usa como indicador uma lâmpada de 5 a 15 W e tem um diodo que permite fazer a prova com corrente contínua pulsante o que é interessante para a comprovação de estado de diodos.

Encostando uma ponta de prova na outra, se a lâmpada acender temos continuidade e se não acender não temos continuidade. Atenção: o aparelho não é isolado da rede o que quer dizer que suas partes são vivas, não devendo ser tocadas, com perigo de choques.

Igualmente nunca use o aparelho para provar qualquer dispositivo ou equipamento conectado à rede de energia. Na figura 1 temos o diagrama completo do nosso simples provador.

 


 

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa ponte de terminais.

 


 

 

O diodo deve ser o 1N4004 se a rede for de 110 V e 1N4007 se a rede for de 220 V. As pontas de prova vermelha e preta identificam a polaridade nas provas.

A lâmpada comum deve ser de 5 a 15 W de qualquer cor. O conjunto pode ser fechado numa caixa plástica para se evitar contatos diretos com as partes vivas do circuito.

Para usar o aparelho é só tocar com as pontas de prova nos terminais do elemento em teste. Não use o aparelho com transistores, integrados e outros componentes delicados, pois a alta tensão usada neste caso pode queimá-los. Use somente com dispositivos que suportam mais do que a tensão da rede.