O circuito que passamos a descrever está montado no carro do autor do projeto há aproximadamente um ano, sem apresentar problemas ( Uno Mille Fire com travas elétricas originais). O projeto é de 2003. É uma interface para controlar as portas e o alarme do carro por meio de um controle remoto.
O controle remoto utilizado é um TRA1 ou RCA1, destes que se utilizam em portões de garagem, porém pode-se utilizar qualquer tipo de controle remoto que funcione com os 12 V da bateria do carro. A única modificação necessária é a substituição do relé de um contacto reversível do receptor do controle remoto por um de dois contactos reversíveis. No diagrama, no quadrado marcado como K1 temos o relé do controle remoto. O transistor T3 controla o acionamento do alarme que só ocorre quando as portas estão trancadas.
Este alarme fica inibido enquanto T3 o mantém ligado ao negativo da alimentação. Quando as portas são trancadas, o transistor é desligado e o alarme é armado. É claro que qualquer outro tipo de alarme pode ser usado com as devidas modificações no circuito. Os relés K2, K3 e K4 utilizados no circuito são de 12 V com um contacto reversível, exceto o relé K1 do controle remoto que é de 12 V com dois contactos reversíveis. O relé K4 deve ser capaz de suportar em seus contactos uma corrente de pelo menos 10 ampères. Os resistores são todos de 1/4 W e os transistores BC548 ou equivalentes de uso geral. O circuito integrado é o 4017. Os capacitores eletrolíticos devem ter tensões de trabalho de 16 V ou 25 V e o fusível F1 é de 2 ampères. F2 deve ter uma corrente de 10 ampères. Os diodos D6 e D7 devem, ser capazes de suportar correntes de pelo menos 6 ampères pois vão controlar as lâmpadas das setas durante o acionamento do controle remoto.