Uma interrupção interna de um dos fios de um cabo múltiplo não significa, necessariamente, que o técnico precise trocar o cabo todo para sanar o problema. Conforme mostra a figura 1, se num cabo múltiplo de alimentação houver a interrupção de um dos condutores, o que pode ser verificado pela prova de continuidade pelo multímetro ou outro instrumento de prova, o que fazemos é usar um único fio externo para substituir este cabo.



Figura 1 – Usando um fio externo para substituir um condutor interrompido de um cabo.

O fio escolhido para fazer a "ponte" deve ser de tipo apropriado ao sinal que está sendo conduzido pelo cabo interrompido. Se o cabo conduzir correntes contínuas o fio externo pode ser comum, com espessura de acordo com a corrente. Se o cabo original for blindado, e o interrompido conduzir sinais, o externo deve ser blindado também. Dependendo do tipo de cabo, o ponto de interrupção pode ser descoberto por inspeção visual. Neste caso, uma vez determinado o ponto de interrupção, pode ser feita sua emenda, conforme mostra a figura 2.

Figura 2 – Emendando um condutor de um cabo.


Um meio prático de se descobrir a interrupção de um cabo é mostrado na figura 3 e utiliza um gerador de áudio e um seguidor de sinais.

Figura 3 – Usando um gerador de áudio ou de funções para localizar uma interrupção num cabo.


O seguidor é ligado a uma bobina captadora e o gerador ao condutor do cabo em que se detecta a interrupção por meio de uma medida de continuidade.
Seguindo com a bobina (que pode ser o enrolamento primário de um pequeno transformador de transistores ou mesmo uma cabeça de gravador) o cabo a partir do gerador, vamos captar o sinal do gerador com intensidade até o ponto em que ocorre a interrupção. Neste ponto temos a brusca queda de intensidade do sinal, permitindo assim a localização da falha. Este procedimento é interessante para se localizar interrupções em cabos longos de microfones, caso em que a blindagem deve estar desligada para se fazer a prova, pois com ela o sinal não poderia ser captado externamente. Uma vez determinado o ponto de interrupção o cabo é cortado no local, um pedaço é retirado e testado de modo a se garantir que a interrupção esteja nele, e a emenda é feita, conforme mostra a figura 4.

Figura 4 – Fazendo uma emenda num cabo blindado.


Esta emenda deve ser feita com muito cuidado para que não ocorra a captação de zumbidos no local.