Muitos aparelhos comerciais não possuem transformador de isolamento, empregando fontes "diretas" cujo manuseio é bastante perigoso. O técnico que trabalha com aparelhos deste tipo está sujeito a choques violentos e até a provocar curto-circuitos com consequências muito graves. No trabalho com estes equipamentos a segurança pode ser garantida com o uso de um transformador de isolamento, conforme mostra a figura 1.



Figura 1 – Usando um transformador de isolamento.



O transformador deve ter tensão de entrada e de saída iguais à da rede de energia local. A potência do transformador deve ser de pelo menos 150 watts para admitir a ligação da maioria dos aparelhos eletrônicos de uso comum como rádios, gravadores, amplificadores, equipamentos de som, televisores, etc.Um transformador de isolamento pode ser improvisado com dois transformadores de baixa tensão conforme mostra a figura 2.



Figura 2 – Dois transformadores comuns como transformador de isolamento.


A potência deste dispositivo vai depender dos enrolamentos secundários usados de baixa tensão. Por exemplo, se os transformadores forem interligados por enrolamentos secundários de 12V x 2A, a potência máxima que pode ser obtida na saída é de 24W (2 x 12).Evidentemente, nas duas transformações de energia devem ser consideradas as perdas que ocorrem nos transformadores.