Acoplador Óptico

Os acopladores ópticos ou opto-acopladores (de opto-couplers em inglês) são dispositivos que fazem a transferência de sinais de um circuito para outro através de luz (visível ou infravermelha). Na figura 1 temos a construção típica de um dispositivo desse tipo.



Neste dispositivo o emissor é um LED, que pode ser infravermelho ou visível, e o sensor é um foto-transistor (pode ser um foto-diodo ou outro dispositivo foto-sensível). Na mesma figura temos o símbolo adotado para representar esse dispositivo. O sinal é aplicado no LED, que então produz luz modulada, a qual é recebida pelo sensor. Dessa forma, o sensor produz um sinal que corresponde à modulação aplicada ao emissor. Como não existe um contacto elétrico entre os dois dispositivos internos ao acoplador, o isolamento do sinal é total. Os isoladores ópticos são usados quando se deseja um isolamento total entre dois circuitos. A tensão de isolamento entre sensor e emissor pode superar  5 000 Volts. Esses dispositivos são bastante rápidas podendo operar com sinais de freqüências elevadas.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia