NOSSAS REDES SOCIAIS -

Acoplamento (330) (ALM403)

Acoplar um circuito a outro é fazer sua ligação de tal modo que o sinal possa passar de um para o outro. As maneiras como isso pode ser feita, quando tratamos de sinais eletrônicos (baixa ou alta freqüência) pode variar, existindo para essa finalidade diversas configurações que serão descritas a seguir:

 

a) Acoplamento direto

Na figura 1 temos o modo de se fazer o acoplamento direto entre dois transistores de modo que o sinal amplificado por um passa para o outro.

 


 

 

Para que haja uma correta transferência do sinal de um para outro circuito é preciso que as características de saída de um se casem com as características de entrada da outra. Isso significa que deve haver um casamento de impedâncias entre os dois circuitos.

Veja que no acoplamento direto temos a inversão de fase do sinal a ser amplificado, como ocorre nesse caso.

 

b) Acoplamento Darlington

Este tipo de acoplamento é bastante usado, havendo inclusive componentes que já possuem em seu interior dois transistores acoplados dessa forma. São os transistores Darlington.

Na figura 2 temos o modo como transistores são ligados para se obter esse tipo de acoplamento.

 


 

 

Nesse acoplamento o sinal aplicado à base do primeiro transistor é retirado de seu emissor e aplicado à base do segundo transistor.

Os dois coletores são interligados. Na configuração Darlington, os ganhos dos transistores ficam multiplicados.

Por exemplo, se um transistor tem ganho 50 e o outro 100, temos um ganho total de 50 x 100 = 5 000. Nesta configuração pode-se amplificar também correntes contínuas.

 

c) Acoplamento RC

Na figura 3 mostramos como é feito o acoplamento RC entre duas etapas de um circuito.

 


 

 

Este circuito só opera com sinais de baixas e altas freqüências, sendo bastante usados em circuitos amplificadores de áudio e RF. Nele, o resistor polariza o primeiro transistor e o capacitor deixa passar para a etapa seguinte apenas os sinais a serem amplificados, bloqueando a corrente contínua de polarização.

 

d) Acoplamento LC

Neste circuito, mostrado na figura 4, a polarização de coletor do transistor é feita por um indutor que deixa passar a corrente contínua, mas impede a passagem do sinal que vai para a etapa seguinte através do capacitor. Este circuito, pelas características dos indutores, é usado em circuitos que operam com sinais de altas freqüências.

 


 

 

O uso em altas freqüências deve-se ao fato de que em baixas freqüências, seriam necessários indutores de valores muito altos, para se obter um bom desempenho.

 

e) Acoplamento à Transformador

Nesse tipo de acoplamento, mostrado na figura 5, os sinais passam de um enrolamento para outro através de indução, enquanto que a polarização dos elementos ativos das etapas (transistores, etc.) é feita pelos enrolamentos. Este tipo de acoplamento garante um total isolamento entre as etapas.

 


 

 

Outra vantagem desse tipo de acoplamento é que os enrolamentos podem ser calculados para terem as impedâncias de entrada e saída das etapas, garantindo assim uma excelente transferência do sinal.

A desvantagem está no custo do transformador, que é um componente volumoso e caro para as baixas freqüências.

Nos circuitos de alta-freqüência, este circuito é vantajoso, pois os enrolamentos podem formar circuitos ressonantes na freqüência que deve ser transferida de uma etapa a outra maximizando o rendimento e rejeitando sinais de outras freqüências, conforme mostra a figura 6.

 


 

 

 

f) Acoplamentos Ópticos

Um tipo de acoplamento que está se tornando bastante útil, quando se deseja um isolamento perfeito entre as etapas de um circuito é o que faz uso de acopladores ópticos.

Esses acopladores são formados por um diodo emissor infravermelho (LED) e um foto-sensor, conforme mostra a figura 7.

 


 

 

O sinal modula a luz emitida pelo LED e essa luz é recebida pelo sensor, passando para a etapa seguinte.

 

Ver Também:

* Darlington

* Acoplador óptico 

* Impedância

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Mocidade e Velhice
Na mocidade aprendemos, na velhice compreendemos. (In der jugend lernt, im Alter versteht man.)
Marie Von Ebner-Eschencach (1830 1916) - Aforismos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)