Diapasão

 

O diapasão é um dispositivo que se destina à produção de sons de uma única freqüência. Essa freqüência é determinada pelo seu formato, por suas dimensões e pelas características do material de que ele é feito. Os diapasões encontram sua maior utilidade na afinação de instrumentos musicais, gerando uma nota padrão normalmente o LA de 440 Hz, conforme mostra a figura 1.

 

 

Na eletrônica, o fenômeno da ressonância que é aproveitado pelos diapasões consiste no fato de que todo corpo tende a vibrar de forma mais intensa numa única freqüência. Esse fenômeno é aproveitado em diversos dispositivos eletrônicos como, por exemplo, os cristais de quartzo, ressonadores cerâmicos e outros. Também podemos encontrar medidores de freqüências que se baseiam na freqüência de ressonância de lâminas, como o mostrado na figura 2, que serve para monitorar a freqüência da rede de energia.

 

 

Controles remotos mais antigos podem se basear na freqüência de ressonância de lâminas para responder aos sinais de áudio que correspondem aos diversos canais.

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia