Diodos de Germãnio

Junções feitas com germânio dopado possuem uma barreira de potencial mais baixa do que a obtida com o silício. Os diodos de germânio começam a conduzir com uma tensão de aproximadamente 0,2 V em lugar dos 0,6 V ou 0,7 v dos diodos de silício. Assim, os diodos de germânio são melhores para aplicações que envolvem a detecção ou retificação de tensões muito baixas ou sinais fracos. Os diodos de germânio são usados portanto nessas funções, se bem que sejam componentes que não são muito comuns atualmente. Na figura 1 temos um diodo de germânio de construção antiga como o 1N34 ou 1N60 em que um 'bigode de gato" encosta no material semicondutor de germânio de modo a formar a junção semicondutora.

 

 

Os rádios de galena, que podem ainda ser montados como curiosidade, usam diodos de germânio ou então o cristal de galena. Outros diodos de germânio ainda citados em alguns livros são os da série OA (nomenclatura européia).


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia