Quando uma corrente atravessa qualquer dispositivo que apresente uma resistência elétrica, o resultado é que a energia gasta no processo de vencer esta resistência se converte em calor. Este efeito é conhecido por efeito térmico ou efeito Joule.

A quantidade de energia que é liberada num dispositivo que tenha certa resistência e que seja percorrido por uma corrente pode ser calculada pelas fórmula da Lei de Joule.

A energia liberada é medida em Joules, mas em eletrônica é comum usarmos a potência convertida em calor, que é a quantidade de energia em Joules liberada em cada segundo. Esta quantidade recebe o nome de potência elétrica e tem sua própria unidade que é o Watt (W). Assim, 1 W equivale a 1 Joule por segundo.

 

Podemos então escrever a seguinte fórmula:

 

P = V x I

 

Onde:

P é a potência convertida em calor em watts (W)

V e á tensão aplicada em volts (V)

I é a corrente circulante em ampères (I)

 

Considerando que a corrente, a tensão e a resistência estão relacionadas de forma bem definida, também podemos escrever:

 

P = R x I2     e   P = V2 /R

 

Onde:  R é a resistência em ohms (?)

 

Estas fórmulas são as mais simples que o leitor deve conhecer. Para os que desejam se aprofundar mais em cálculos eletrônicos é preciso fazer um curso completo ou ainda ter um formulário apropriado.

 

Evidentemente, muitas fórmulas eletrônicas usam recursos matemáticos complexos como funções trigonométricas, logaritmos, integrais, derivadas e determinantes o que leva o leitor que pretende ir além a procurar uma base matemática antes.

 

Muitos dispositivos eletrônicos produzem calor para algum tipo de uso, no entanto existem outros em que o calor é resultado de sua operação e por isso precisam ser eliminados para que eles não se aqueçam demais e com isso sofram danos.

 

Para ajudar os dispositivos que produzem muito calor a se livrar dele não tendo sua temperatura elevada a valores perigosos eles são dotados ou montados em radiadores de calor, como o mostrado na figura 1.

 

 

A função dos radiadores ou dissipadores de calor é transferir para o meio ambiente o calor gerado pelos dispositivos eletrônicos. Em muitos casos podemos ajudar essa dissipação agregando aos dissipadores ventiladores ou ventoinhas, como ocorre em computadores.

Através dessas mesmas fórmulas calculamos a potência elétrica dissipada na forma de calor quando uma corrente atravessa um resistor.