Efeito luminoso (ALM374)

A corrente elétrica pode produzir luz. Trata-se portanto da conversão de energia elétrica em energia radiante (ondas eletromagnéticas de comprimento de onda muito curto).

A quantidade de energia elétrica que se converte em luz, se o processo ocorrer pela presença de uma resistência, pode ser calculada pela Lei de Joule.

Existem muitas formas de se obter luz a partir de energia elétrica. A mais simples e mais tradicional é aquecendo um filamento de tungstênio dentro de um bulbo do qual se tenha retirado o ar. A ausência de oxigênio é importante pois ele atacaria o metal ao aquecer provocando sua queima.

Luz também pode ser produzida pela circulação de uma corrente através de um gás em condições especiais, como ocorre com as lâmpadas fluorescentes e eletrônicas. Nelas, o gás se torna condutor pela aplicação de uma alta tensão num processo denominado "ionização" com o que passa a emitir luz.

Outra forma de se produzir luz a partir de corrente é encontrado em dispositivos semicondutores como os LEDs (Diodos Emissores de Luz ou Light Emmiting Diodes). Estes componentes possuem uma junção de material semicondutor que, ao ser percorrida por uma corrente, emite luz.

Existem também processos elero-quimicos que geram eletricidade e que já estão sendo usados em alguns dispositivos novos.

 

Ver Também

* Efeitos da Corrente Elétrica

* Lei de Joule

* LEDs

* Lâmpadas Incandescentes

* Lâmpadas Fluorescentes

 

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia