São denominadas de eletrólises as reações de decomposição química que são realizadas com a ajuda de uma corrente elétrica. Quando uma corrente elétrica circula através de determinadas substâncias em fusão ou em solução, por sua ação pode ocorrer um processo químico de decomposição.

A eletrólise mais conhecida é a da água realizada com um aparelho denominado voltâmetro. Nesta eletrólise a água é decomposta nos seus elementos formadores, o hidrogênio e o oxigênio segundo a reação.

Esta eletrólise pode ser feita de modo simplificado, colocando-se num frasco maior uma solução de água e ácido sulfúrico (H2 SO4), conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Neste mesmo frasco são colocados com a boca virada para baixo dois tubos de ensaio, os quais servirão para recolher os elementos formadores de água, hidrogênio e oxigênio que serão liberados na forma de gás.

Os fios que transmitem a corrente elétrica para a solução são colocados de tal modo a ficarem com as pontas descascadas em contacto com a solução que penetra até certo nível nos tubos.

Quando ligamos os fios a um gerador de corrente contínua (pilha, bateria ou outra fonte de corrente contínua) a corrente circulante pela solução provoca o aparecimento de bolhas nos fios que são justamente bolhas de hidrogênio e oxigênio resultantes da decomposição da água.

O hidrogênio em vista de sua menor eletronegatividade é liberado no polo negativo, ou seja, por ser "mais positivo" é atraído para este elemento, enquanto que o oxigênio, por ser "mais negativo" é atraído para o pólo positivo onde é liberado.

 

2H2O ≈ 2H2 + O2

 

Conforme pode-se constatar pela reação de decomposição da água mostrada acima, a quantidade de hidrogênio liberada é duas vezes maior que a de oxigênio.

Se o leitor realizar esta experiência por conta própria (para feiras de ciências ou trabalhos escolares) use uma solução de 1 parte de ácido sulfúrico para 10 de água (dissolva o ácido na água e nunca ao contrário) e como fonte de alimentação use 4 pilhas médias ou grandes ou então ama fonte simples de 6 V x 200 mA ou mais.

 

Ver também

* Efeitos da corrente elétrica