FSK é o acrônimo para Frequency Shift Keying ou Chaveamento de Deslocamento de Frequência. Trata-se de um processo de modulação digital que é explicado a seguir.

Da mesma forma que podemos chavear a amplitude do sinal da portadora para poder transmitir os bits 1 ou 0, podemos fazer o mesmo com sua frequência. Indo um pouco além, podemos simplesmente chavear as frequências transmitidas, se quisermos usar um meio físico sem a necessidade de uma portadora.

Assim, usando uma linha telefônica ou um cabo, chaveamos dois sinais de baixa frequência, áudio, por exemplo, conforme o bit a ser transmitido.

Este tipo de modulação foi muito usado nos primeiros tempos dos computadores, quando se desejava enviar dados ou trocar programas pela linha telefônica.

Existiam então modems que chaveavam dois sinais de áudio, um de 400 Hz e outro de 1 kHz, que representavam os bits 0 e 1, e que eram enviados através da linha telefônica. É claro que também era possível usar estes sinais para modular uma portadora e fazer a transmissão via rádio.

Alguns modems antigos até usavam um apoio para o telefone (gancho) de modo que a interface dos tons emitidos e captados era feita diretamente pelo som emitido pelo fone ou captado pelo microfone. Um sistema muito lento, mas que se adaptava aos arquivos muito pequenos que eram transmitidos na época.

Na figura 1 mostramos como a frequência do sinal é chaveada de modo a transmitir os bits 1 ou 0.

 

Figura 1 – Sinal modulado FSK
Figura 1 – Sinal modulado FSK

 

Veja que, para que os filtros reconhecedores de frequência usados na recepção destes sinais possam reconhecer o bit é preciso transmitir pelo menos 3 ciclos do sinal.

Passando estes sinais por filtros é possível recuperar as informações que eles transportam, convertendo-as para a forma digital original, ou seja, níveis lógicos.

 

Gravação de Dados em Fita Cassete

Os primeiros computadores pessoais, como os MSX em nosso país, usavam esta tecnologia para gravar e obter arquivos gravados em gravadores de fita cassete, pois naquela época não existiam os discos rígidos disponíveis. Um cabo de áudio era conectado a saída de fone do gravador para transferir os sinais para o modem do computador ou então a entrada de microfone para transferir os sinais para o gravador.

 

Um antigo computador pessoal com o gravador cassete para “guardar” os arquivos, como jogos e dados.
Um antigo computador pessoal com o gravador cassete para “guardar” os arquivos, como jogos e dados.