Multiplicadores de tensão

 

Multiplicadores de tensão são conversores AC/DC que convertem uma tensão alternada de determinado valor de pico numa tensão contínua cujo valor é um múltiplo de seu valor de pico. Um dobrador de tensão, por exemplo, tem uma tensão de saída contínua que é duas vezes maior do que o valor de pico da tensão alternada aplicada à sua entrada. Temos diversos tipos de configurações multiplicadoras de tensão de acordo com o número de vezes que aumentam a tensão de entrada. Elas são os dobradores, triplicadores, quadruplicadores e multiplicadores por n, onde n é um número inteiro. Na figura 1 temos os principais tipos de multiplicadores usados em circuitos de corrente alternada para a rede de energia.

 

 

O valor do capacitor usado na filtragem e armazenamento das cargas vai depender da corrente que deve ser fornecida à carga. Nos diagramas também são especificadas as tensões para os quais os diodos e capacitores devem ser especificados. Diversas são as aplicações práticas para esses circuitos (veja artigo específico com mais detalhes clicando aqui)..

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia