Os plugues podem ser simples de pinos redondos ou paralelos ou ainda triplos com um terceiro pino de terra, como os utilizados em computadores. Na figura 1 mostramos alguns desses plugues.



As tomadas podem ser de embutir ou externas, conforme mostra a figura 2, com formatos que permitem o encaixe dos plugues correspondentes. Uma nova legislação está sendo analisada no nosso país para mudar as configurações de pinos das tomadas existentes.



Ao escolher um plugue, uma tomada e um cabo de força para um projeto o montador precisa estar atento a sua capacidade de corrente. Um projeto que exija correntes elevadas (acima de 5 ampères) exige fios mais grossos e plugues/tomadas com maior capacidade de correntes. Se esses componentes forem mal dimensionados pode ocorrer seu sobreaquecimento com sérios problemas de funcionamento. Muitas montagens exigem ainda a ligação à terra para a proteção, caso de circuitos sensíveis interligados a computadores. Para esses o uso de tomadas e plugues com ligação à terra (3 pinos) é indispensável.