VDRs (Voltage Dependent Resistors)

VDR (Voltage Dependent Resistors) ou Resistores que Dependem da Tensão são também  denominados Varistores de óxido de zinco ou metal oxido. Outra denominação encontrada para estes componentes é como TSA (Transient Surge Absorbers) ou componentes que absorvem transientes. Estes componentes possuem uma resistência que muda com a tensão aplicada. Esta resistência cai abruptamente possibilitando a circulação de correntes intensas quando a tensão ultrapassa certo valor. Esta característica possibilita a sua utilização como protetor de linha de alimentação de aparelhos sensíveis como computadores, para absorver transientes e picos de alta tensão que possam estar presentes na energia. Na figura 1 mostramos os aspectos e os símbolos adotados para representar os VDRs. O tamanho vai depender da quantidade de energia que eles podem absorver quando se tornam condutores.

 

 

A especificação principal de um VDR é a sua tensão de operação, ou a tensão em que ele se torna condutor. Para os componentes mais comuns esta tensão varia entre 18 e 1800 volts. O profissional vai encontrar os VDRs principalmente nos circuitos de entrada de alimentação de aparelhos elétricos e eletrônicos comuns como um protetor contra transientes. Estes dispositivos ficam em paralelo com a linha de energia, absorvendo qualquer pulso ou transiente que venha pela alimentação e que possa causar danos ao equipamento alimentado. Quando isso ocorrer o componente põe em curto a alimentação por um instante e absorve a energia do pulso de ata tensão numa ação muito rápida. É comum encontrarmos estes componentes nas tomadas protegidas muito usadas para alimentar computadores, como a mostrada na figura 2.

 

 

Os efeitos dos picos de tensão que são absorvidos pelo VDR fazem com que ele tenha uma vida limitada. Cada pico provoca um leve aquecimento do componente que se reflete numa mudança gradual de suas características. Assim,  chega o momento em que ele entra em curto ou não age mais devndo ser substituído. Ao fazer a troca de um VDR deve ser usado sempre um de mesma tensão e mesma capacidade de absorção de energia que é dada em Joules.Para testar podemos apenas descobrir se ele esta em curto medindo sua resistência.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia