TV em cores C-2057 (SER271)

Defeito:
Funções com problemas

 

Autor:
Alexandre José Nário - Jataúba - PE

 

Relato:

Ao ligar o aparelho, notei que algumas funções (volume, brilho, cor, etc.) não estavam atuando em toda a escala. Nesse televisor, o componente responsável pelo ajuste dos controles lineares é uma memória EEPROM IC102 (24C04). Coloquei o osciloscópio de duplo traço nas linhas SCL e DAS atuando então em algumas funções básicas como brilho e contraste. Os sinais ficaram constantes na tela do osciloscópio, indicando a ausência de pulso. Assim, conclui que havia falta de fluxo de dados no barramento I2C. A EEPROM estava com problemas. Fiz a sua substituição e com isso o defeito foi sanado. Os dados foram carregados de forma automática na EEPROM pelo microprocessador IC101.

Obs: Ao trocar-se uma memória EEPROM é necessário verificar se todas as funções do televisor estão funcionando como, por exemplo, a entrada de áudio e vídeo, sistema de cor, controle remoto, etc.

 

 

Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.
Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

Opinião

O que vem pela frente (OP210)

Uma das características do Instituto Newton C. Braga é a manutenção do ritmo de suas realizações, independentemente do que se passa no nosso mundo. Não foi a pandemia, nem crises de qualquer tipo que alteraram nosso ritmo de trabalho.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)