O “motorboating” ou pipocar de barco é um defeito que aparece nos rádios transistorizados e gravadores de pilhas em vista da resistência interna da pilha que ocorre com seu desgaste. Em alguns casos o problema se acentua de modo que uma pequena queda de tensão nas pilhas jà causa este problema.

Normalmente o defeito é acompanhado de perda de sensibilidade ou volume e leve distorção no máximo volume, indicando que realmente se trata de problema de alimentação.

A prova das pilhas pode ser feita com o multímetro, da seguinte forma:

Pilhas pequenas, grandes e médias devem ter a tensão medida sob carga, ou seja, com a ligação numa lâmpada pingo d'água de 1,5 V, quando então a tensão medida deve ficar obrigatoriamente acima de 1,2 V (fig. 1)

 


 

 

Tensões menores indicam realmente que as pilhas estão ruins. Veja que, se numa bateria formada por 4 pilhas uma delas apenas estiver ruim, sua resistência interna elevada pode provocar o fenômeno de “motorboating”, prejudicando o funcionamento de um radinho.

Nos casos em que o problema for acentuado, mesmo com pilhas em razoáveis condições, a correção pode ser feita acrescentando se um capacitor de desacoplamento de fonte. Este é um capacitor de 100 uF ligado em paralelo com a fonte. Use um eletrolítico de 6 V ou mais , logo após o interruptor geral,obedecendo a polaridade, entre os fios positivo e negativo da fonte (fig. 2).

 


 

 

Este capacitor melhorará o receptor ou gravador, desacoplando a fonte e evitando as oscilações.