O trabalho de reparação de qualquer aparelho eletrônico começa com a abertura de sua caixa. Os técnicos sabem que em alguns essa abertura é bastante delicada quer seja pela própria natureza do aparelho quer seja pelo posicionamento dos parafusos ou encaixes que devem ser retirados, nem sempre de forma visível. Para os computadores, os procedimentos de reparação também exigem cuidados a partir da abertura da caixa. Se bem que seja bem mais simples, já que os parafusos são visíveis, os cuidados devem ser os mesmos que o de qualquer eletrônico, pois os componentes internos são delicados. Neste artigo mostramos ao leitor como abrir um PC e onde podemos mexer no seu interior.

 

Observação: este artigo é de 1996, quando a tecnologia dos PCs era bem diferente de hoje e era possível mexer nos circuitos. Este artigo tem valor histórico e serve de orientação para quem deseja recuperar um computador da época.

 

 

COMO ABRIR UM PC

Existem basicamente dois tipos de gabinetes para a unidade de sistema (onde provavelmente o leitor deve começar a mexer, se alguma coisa de anormal ocorrer com seu computador). Estes dois tipos são mostrados na figura 1 e consistem nas torres e no gabinete horizontal que é o originalmente criado pela IBM quando lançou o PC.

 

Dois tipo de gabinetes.
Dois tipo de gabinetes.

 

As torres podem ter basicamente três tamanhos, normal, mini-torre e média.

Em princípio não existem diferenças quanto ao modo de posicionamento dos circuitos num computador, pois os componentes eletrônicos não sabem qual é o lado de baixo ou de cima. No entanto, na distribuição dos componentes internos nos diversos tipos de gabinetes deve ser levada em conta a circulação do ar que dissipa o calor gerado pelos componentes e, além disso, existem alguns dispositivos que são sensíveis à mudanças de posição, como por exemplo os drives de disquetes e os discos rígidos.

Pode ocorrer que, uma vez que um disco rígido tenha sido preparado para funcionar na horizontal, uma mudança de posição pode afetar o modo como a sua cabeça procura as trilhas e setores causando assim problemas de leitura e/ou gravação.

Isso significa que, se bem que não exista inconveniente de se colocar na posição vertical um gabinete projetado para funcionar na horizontal, isso deve ser evitado, pois podem ocorrer falhas nos dispositivos mais sensíveis que falamos.

Os gabinetes, como tudo mais num PC, são projetados para serem funcionais facilitando o acesso ao máximo a todas as suas partes internas.

Assim, para abrir um gabinete de um PC tudo que você precisa é de uma chave Philips que se encaixe nos parafusos.

Para abrir basta então retirar esses parafusos (colocando-os em local seguro) e depois deslizar a tampa do computador que deve sair suavemente, conforme mostra a figura 2.

 

Abrindo o PC.
Abrindo o PC.

 

Lembre-se que, em qualquer aparelho eletrônico, sempre se faz o projeto das diversas partes de modo que elas se encaixem suavemente. Assim, se você tentar tirar ou encaixar qualquer parte de seu computador (ou aparelho eletrônico) e encontrar resistência, exigindo maior esforço, não faça força!

Se você notar que está precisando fazer mais força do que seria normal alguma coisa está errada: pode haver um parafuso a mais para ser retirado ou movimento necessário para se conseguir o desejado não está sendo feito de maneira conveniente.

Uma vez aberta a unidade de sistema você passa a ter acesso a todos os componentes principais de seu PC que são:

 

a) placa mãe

b) fonte de alimentação

c) memórias

d) painel de controle

e) placas secundárias (vídeo, IDE, modem interno, etc.)

f) drives

g) disco rígido

 

Como a maior parte dos problemas que podem ocorrer com seu computador tem origem num desses elementos, o acesso para verificação e reparo está liberado.

A operação de abrir um PC é relativamente simples, mas além dos cuidados para que não ocorram deformações dos parafusos ou ainda problemas de batidas da tampa em partes delicadas, ao se tentar sua retirada serão convenientes alertar o leitor para alguns cuidados que devem ser tomados com o computador aberto.

Conforme já salientamos, o computador é delicado e tanto a umidade como a poeira podem afetá-lo. Assim, mantenha o computador aberto apenas o tempo suficiente para poder fazer seus reparos ou verificações. A tampa protege-o contra umidade, poeira e alguns outros inimigos externos que podem causar problemas como objetos estranhos que podem cair sobre os componentes.

Com o computador aberto, os "inimigos" de seu computador que podem causar dano e para os quais o leitor deve estar atento são:

a) cuidado para não deixar cair qualquer objeto, principalmente de metal, no interior do computador que possa causar curto-circuitos quando ele for ligado novamente. Clipes, os parafusos de fixação ou mesmo uma pequena ferramenta devem ficar longe de seu computador nesta hora.

b) evite a queda de objetos pesados que possam causar dano físico aos componentes como a interrupção de fios, ou mesmo quebrar placas de circuito impresso.

c) não deixe frascos ou copos com líquidos nas proximidades e que possam derramar acidentalmente seu conteúdo na unidade de sistema quando ela estiver aberta. Um copo de café que derrame sobre a placa mãe é o fim...

d) trabalhe em local amplo colocando as partes retiradas em locais em que não possam ser derrubadas acidentalmente. Se tiver dificuldades em memorizar as posições de peças e parafusos retirados, use uma caixa com compartimentos e faça anotações, conforme mostra a figura 3.

 

Uma embalagem de ovos é o ideal para colocar parafusos e pequenas peças.
Uma embalagem de ovos é o ideal para colocar parafusos e pequenas peças.

 

e) evite a proximidade de curiosos.

 

ONDE PODEMOS MEXER NO INTERIOR DE UM PC

A presença de componentes delicados certamente assusta os amadores, e mesmo os que já tenham um conhecimento de eletrônica, mas que não conhecem muito bem o hardware de um PC, ficam na dúvida sobre onde podem mexer e como fazer isso.

Observando o interior do PC, verificamos que basicamente temos placas encaixadas em slots, circuitos integrados encaixados em soquetes e conectores encaixados em placas ou outros conectores apropriados, e pequenas chaves ou jumpers,conforme mostra a figura 4.

 

PC aberto.
PC aberto.

 

Em princípio são nesses pontos que podemos mexer, se alguma coisa ocorrer de anormal em nosso computador, mas para isso existem procedimentos corretos que devem ser observados para que mais problemas não venham a aparecer.

Assim, os próximos itens são muito importantes para o leitor que deseja reparar o seu próprio computador em caso de pane.

 

* ENCAIXE DE PLACAS EM SLOTs

A maioria dos componentes de um PC são polarizados, ou seja, têm posição certa para montagem ou ligação e uma inversão de sua posição pode causar sérios problemas de funcionamento.

Na maioria dos casos, os conectores ou o próprio formato do componente, conector ou placa são projetados de tal modo que ele só possa ser encaixado de uma maneira, sendo impossível sua ligação de modo invertido. No entanto, o reparador que retirar do lugar qualquer componente deve sempre estar atento para sua posição original.

Assim, no caso das placas, esta posição, conforme mostra a figura 5, tanto pode ser dada pela existência de saliências ou reentrâncias que impeçam a inversão, como pelo próprio dimensionamento que impede que ela entre no local se for invertida.

 

Tipos de encaixes de placas.
Tipos de encaixes de placas.

 

A retirada da placa do seu local de encaixe deve ser feita com um movimento perpendicular ao encaixe e nunca lateral que poderia força. Pequenas oscilações no sentido longitudinal ajudam a soltar essa placa, conforme mostra a figura 6.

 

Retirando uma placa.
Retirando uma placa.

 

O melhor procedimento para a retirada da placa consiste em empurrá-la por baixo e não puxá-la por cima.

Para colocar uma placa no seu encaixe (slot) posicione-a e empurre-a delicadamente com pequenas oscilações no sentido longitudinal de modo que ela vá até o final do curso. Uma placa mal encaixada pode trazer sérios problemas de contactos.

 

* ENCAIXES DE MEMÓRIAS

Temos três tipos de memórias RAM nos computadores. Os tipos que são fornecidos em módulos SIMM e SIP conforme a figura 7 e as que são encontradas na forma de circuitos integrados.

 

Tipos de memmória.
Tipos de memmória.

 

 

Falaremos das memórias SIMM e SIP já que as que têm o invólucro semelhante ao de circuitos integrados (pois consistem em circuitos integrados com a função de memória) serão analisadas no próximo item.

Estas memórias consistem em chips soldados numa plaqueta de circuito impresso que se encaixa em slots apropriados. Para tirar e colocar essas memórias procedemos exatamente como no caso das placas comuns.

Devemos manusear com cuidado estas memórias e nunca tocar com os dedos em seus pinos, pois a carga elétrica acumulada no nosso corpo pode danificá-las.

 

* ENCAIXE DE CIRCUITOS INTEGRADOS

Os circuitos integrados, que podem ter as mais diversas funções, são encontrados em diversos tipos de invólucros sendo os mais comuns os do tipo DIP (Dual In Line Package) ou simplesmente DIL.

Na figura 8 temos o aspecto de um circuito integrado típico. Ele tanto pode ser uma memória RAM, um circuito de clock, um Buffer de porta ou seja lá o que for. A identificação de sua função é dada pelo número gravado em seu invólucro.

 

As indicações de um circuito integrado.
As indicações de um circuito integrado.

 

Na placa mãe e em alguns outros tipos de placa, podemos encontrar circuitos integrados deste tipo que são instalados em soquetes enquanto que outros são soldados.

Para os tipos que são soldados não recomendamos qualquer tentativa de se fazer sua retirada para teste. Além de se tratar de operação trabalhosa (que nem sempre compensa) somente com o conhecimento exato da função do componente (o que consiste em matéria acessível aos técnicos mais experientes) é que qualquer procedimento de teste é possível.

Mesmo para os tipos encaixados, os testes reais que permitam saber o estado do componente nem sempre podem ser feitos com facilidade. No entanto, é possível encaixar e desencaixar um componente deste tipo para se tentar corrigir um problema de mau contacto ou ainda tentar uma substituição por outro igual para se verificar se o problema desaparece.

Para encaixar e desencaixar este tipo de componente devemos ter em mente os seguintes pontos:

- Os circuitos integrados possuem posição certa para sua colocação que é dada pela meia lua, chanfro ou pinta indicadora do pino 1, conforme mostra a figura 9.

 

Um circuito integrado em invólucro DIP
Um circuito integrado em invólucro DIP

 

Os soquetes em que eles estão ligados normalmente possuem indicações do modo em que o componente deve ser montado. Cuidado para não inverter um componente deste tipo se o retirar e recolocar, por qualquer motivo.

- Ao recolocar no soquete tome cuidado para que nenhum pino fique fora do encaixe, ou seja, dobrado, conforme mostra a figura 10.

 

Um CI mal encaixado no soquete.
Um CI mal encaixado no soquete.

 

Se isso acontecer, o alicate de ponta pode ser usado para desentortar o pino e permitir um encaixe perfeito.

- A retirada do circuito integrado de seu soquete deve ser feita da forma indicada na figura 11, usando uma chave de fendas para levantá-lo com cuidado ou ainda um extrator do tipo que já indicamos.

 

Cuidado ao levantar um CI para retira-lo do soquete.
Cuidado ao levantar um CI para retira-lo do soquete.

 

Uma vez levantado e retirado o circuito, com cuidado para que seus terminais não entortem, não segure o componente pelos pinos e nem toque com os dedos neles (a carga estática de seu corpo pode queimar o componente).

Segure sempre o circuito integrado pelo invólucro, da forma mostrada na figura 12.

 

Como segurar um CI.
Como segurar um CI.

 

- O procedimento para colocação do circuito integrado no soquete é o mostrado na figura 13.

 

Encaixando o CI no soquete.
Encaixando o CI no soquete.

 

Depois de encaixar uma fila de terminais, encaixe a outra e pressione o componente para que ele entre no soquete de modo a ficar firme.

 

* ENCAIXE DE CONECTORES

Os conectores, como os demais componentes de um PC, possuem polaridade e normalmente têm formatos que impedem que eles sejam encaixados de forma invertida.

No entanto, alguns tipos de conectores, como os da fonte de alimentação, drives e outros possuem identificações de seus pinos, conforme mostra a figura 14.

 

Conectores de alimentação.
Conectores de alimentação.

 

Será interessante observar esta identificação, pois ela permite fazer testes mais conclusivos de cabos e mesmo saber que tipo de sinal passa em cada pino de um conector.

Para encaixar um conector, depois de posicioná-lo de forma correta empurre-o com cuidado de modo uniforme, ou seja, de modo que todos os pinos tenham a mesma pressão de entrada.

Se o conector tiver parafusos de fixação, use-os.

Para retirar o conector, movimente-o delicadamente no sentido lateral ao mesmo tempo em que o puxa, conforme mostra a figura 15.

 

Tirando um conector.
Tirando um conector.

 

Nunca puxe o conector pelo cabo!

 

* POSIÇÕES DE DIP SWITCHES

As dip-switches são pequenas chaves que existem na placa mãe de alguns computadores, em placas periféricas de diversos tipos e em placas de periféricos como impressoras etc., sendo usadas para sua configuração.

Assim, em função do modo como as placas devem operar, ou seja, em função das características dos demais elementos que o conjunto que forma o computador apresenta estas chaves devem ser colocadas em determinadas posições.

Como são chaves muito pequenas e delicadas o leitor deve ter cuidado ao mexer nelas.

Na figura 16 mostramos quando estas chaves estão abertas (OPEN) ou fechadas (CLOSED) e como usa um clipe comum para mudar sua posição.

 

Configuração de um conjunto de DIP Switches.
Configuração de um conjunto de DIP Switches.

 

A configuração dessas chaves é muito importante para o funcionamento de um computador. Assim, em caso de falha, nunca mexa nestas chaves!

Estas chaves só devem ser mexidas quando for feita alguma alteração do modo de funcionamento do computador, ou seja, trocada alguma placa por outra que pode ter características diferentes, usado um novo periférico, etc.

O leitor só deve mexer nestas chaves com perfeito conhecimento do que está fazendo.

 

* JUMPERS

Em muitas placas, em lugar das pequenas chaves encontramos jumpers. Tratam-se de "pontes" ou pequenas peças condutoras que podem interligar dois pinos ou deixá-los sem interligação quando estão fora.

Isso nos leva a condição de um jumper fechado ou ligado ou ainda de um jumper aberto ou desligado, conforme mostra a figura 17.

 

 Os jumpers
Os jumpers

 

Assim, quando houver a recomendação de que um jumper seja aberto ele deve ser retirado. Pelo contrário ele deve ser colocado.

Um outro tipo de jumper temos uma mudança de posição da pequena peça conforme seja necessária uma determinada habilitação ou desabilitação de uma função (aberto ou fechado).

 

CONCLUSÃO

Estes são alguns pontos em que o leitor, mesmo sem precisar de ferramentas especiais, instrumentos ou ferro de solda pode mexer em seu PC.

É interessante observar que uma boa parte dos defeitos que ocorrem num PC são devidos a problemas de contactos nos elementos que citamos, o que significa que a simples retirada, limpeza e recolocação pode ser a solução para muitos tipos de defeitos de um computador.

Evidentemente, o diagnóstico é que vai revelar isso e como existem muito outros problemas que podem ocorrer e muitos outros procedimentos que podem ser necessários para a reparação de computadores, o leitor não deve parar por aqui.