Notice: Undefined index: key in /sites/incb/www/plugins/system/seerscookieconsent/seerscookieconsent.php on line 111
L6208 - Controle de Motor de Passo de Duas Fases (MEC064)

        

  

L6208 - Controle de Motor de Passo de Duas Fases (MEC064)

Existem diversas técnicas que podem ser adotadas para o controle de motores de passo de duas fases. O componente da ST Micro que apresentamos neste artigo utiliza uma dessas técnicas totalmente integrada num componente, o circuito integrado L6208. Se o leitor utiliza este tipo de motor em seus projetos, deve analisar as possibilidades de uso do componente que apresentamos.

O circuito integrado L6208 é um controle de motor de passo totalmente integrado desenvolvido para trabalhar com uma ampla variedade de motores.

Dentre os destaques deste componente temos a lógica de decodificação totalmente integrada com possibilidade de gerar três seqüências de passo diferentes, o que permite seu uso em diversas aplicações incluindo a de micropassos.

Além de diversas funções fundamentais como circuito de proteção ele possui ainda um controle PWM de corrente que permite uma considerável redução dos componentes externos.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos deste circuito integrado.

 

Diagrama de blocos do L6208
Diagrama de blocos do L6208

 

O L6208 pode operar com fontes simples.de 8 a 52 V. Os reguladores internos fornecem os 5 V e 10 V necessários à operação do circuito interno. A corrente máxima rms é 2,8 A e a corrente máxima de pico é 5,6 A.

Um sistema de shutdown, desliga o circuito se a tensão de alimentação cair para menos de 6 V. Mais informações sobre este componente podem ser obtidas em: www.st.com.

Na figura 2 temos uma aplicação típica com o diagrama simplificado de um controlador de corrente PWM para motor de duas fases.

 

Uma aplicação típica do L6208.
Uma aplicação típica do L6208.

Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...