Sirene De Dois Tons Com o 555 - NE0010

Esta sirene produz tons alternados com freqüência e alternância determinadas pelos valores dos componentes utilizados. Assim, o tom é determinado por R3 e R4 e por R5. R5 determina o deslocamento do som de uma freqüência para outra. Já, a alternância é determinada por R1, R2 e C2. Todos estes componentes podem ser alterados à vontade para se obter o efeito desejado. Isso pode ser facilmente monitorado pelo Multisim, utilizando-se a forma de onda visualizada no osciloscópio virtual.

No circuito original, mostrado na figura 1, ligamos a saída diretamente ao osciloscópio. Na prática podemos excitar um pequeno transdutor piezoelétrico diretamente a partir do pino 3 de U1. Para maior potência, uma etapa transistorizada ou um amplificador completo devem ser utilizados.


Figura 1 – Circuito da sirene.

Na figura 2 temos a forma de onda do sinal gerado visualizada no osciloscópio virtual do Multisim.


Figura 2 – Sinal gerado pela sirene

Observe o instante em que o sinal muda de freqüência, tornando-se mais agudos (pulsos mais próximos).

O circuito pode ser alimentado por tensões de 3 a 12 V. A seguir o arquivo da simulação no Multisim e a netlist caso o leitor queira exportar o circuito para outros simuladores.

 

Clique aqui para baixer o circuito simulado em MultiSim


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia