Fonte Controlada por Sinal TTL (NE357)

Esta fonte de alimentação pode ser ligada e desligada por um sinal TTL. A saída não parte exatamente de 0 V, pois a referência interna do LM117 é de 1,25 V, sendo esta a tensão mínima de saída. No entanto, na ativação a tensão de saída sobe para 10 V que é o valor dado pela relação entre os valores de R2 e R1. Veja que a fonte é, de certo modo, ruidosa, precisando de uma boa filtragem, conforme mostra a imagem visualizada no osciloscópio virtual do Multisim 11.0. Para calcular os valores de R1 e R2 veja outros artigos no site e no próprio data sheet do LM117. Para uma corrente maior de saída, pois o LM117 é de apenas 1,5 A, use o LM350 (3 A).

 

 Fonte Controlada Por Sinal TTL
Fonte Controlada Por Sinal TTL

 

Forma do sinal de entrada e de saída no osciloscópio virtual do Multisim 11.0. Observe os ajustes das bases de tempo e da sensibilidade dos dois canais para observar os sinais.

 

Forma de onda
Forma de onda

 

Clique aqui para baixar a simulação e netlist

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia