O que apresentamos é uma configuração de multivibrador astável utilizando o conhecido amplificador operacional 741. Este circuito gera sinais retangulares de amplitude igual à tensão de alimentação (que não precisa ser simétrica) e na junção do circuito RC temos um sinal dente de serra. Este circuito é apresentado na figura 1.

 

Figura 1 – Configuração do multivibrador
Figura 1 – Configuração do multivibrador

 

 

O circuito pode ser alimentado com tensões de 5 a 12 V e a freqüência é determinada pela rede RC de realimentação. Neste caso, temos uma freqüência que pode ser medida a partir da forma de onda simulada, visualizada no osciloscópio virtual do Multisim Blue, na figura 2.

 

 

Figura 2 – Forma de onda na saída do circuito.
Figura 2 – Forma de onda na saída do circuito.

 

 

Dadas as características do 741 a freqüência máxima que este circuito pode gerar não vai além de algumas dezenas de quilohertz. Para modificar a freqüência sugerimos alterar apenas o valor do capacitor. Para um oscilador de freqüência variável troque o re4sistor de 100 k na realimentação por um resistor de 10 k Ω em série com um potenciômetro de 1 M ohm. No entanto, para freqüências maiores, podem ser utilizados amplificadores operacionais apropriados. Damos a seguir a simulação e a netlist, para os leitores interessados em trabalhar no circuito.

 

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0009.zip)